Cerveja Sem Álcool e Seus Benefícios Para a Saúde

Compartilhe esse post com seus amigos

Você alguma vez já imaginou que poderia ser possível perder peso e ao mesmo tempo apreciar o sabor de uma cerveja sem álcool?

Se você achou que isso era impossível, espere até ouvir a boa notícia: a cerveja sem álcool é uma aliada do emagrecimento!

Embora muita gente tenha certo preconceito com a cerveja sem álcool, ela é produzida com os mesmos ingredientes da cerveja tradicional. A diferença é que ela possui 0% de teor alcoólico.

Além disso, a cerveja sem álcool pode até mesmo ser benéfica para a saúde:

  • A bebida é isotônica, rica em sais minerais e nutrientes. Pode ser comparada de modo análogo a bebidas como Gatorade, por exemplo;
  • A cerveja sem álcool possui muito menos calorias do que a cerveja alcoólica. Isso porque o álcool é o verdadeiro vilão do emagrecimento, e não o levedo;
  • A cerveja sem álcool possui uma quantidade maior de carboidratos, essencial para o fornecimento de energia durante o dia ou mesmo para quem necessita de uma carga energética maior, por exemplo, para praticar atividades físicas;

A cerveja sem álcool é muito melhor para a saúde quando comparada a bebidas como refrigerantes ou sucos industrializados prontos ou em pó. O problema é que a maioria das pessoas associa a cerveja a algo prejudicial para a saúde, mesmo quando seu teor alcoólico é zero.

A cerveja é composta basicamente por quatro ingredientes principais: lúpulo, malte, levedura e água. Ingredientes adicionais podem ser levados à composição para formar diferentes tipos de cerveja, mas basicamente ela é produzida com esses quatro ingredientes acima.

O lúpulo é um dos ingredientes mais benéficos da cerveja (tanto a sem álcool quanto a alcoólica), rico em polifenóis com ação antioxidante, capazes de destruir os radicais livres que envelhecem nossas células. É uma boa alternativa para quem gosta de tomar cerveja e busca levar um estilo de vida mais saudável.

O levedo de cerveja também é muito benéfico para a saúde. Dentre os vários benefícios que o levedo oferece, podemos destacar o emagrecimento, o fornecimento e produção de energia e a melhora no sistema cognitivo. Se você ainda não leu nosso artigo sobre a levedura da cerveja e o mito de que ela engorda, dê uma conferida clicando aqui!

 

A cerveja sem álcool também beneficia os treinos físicos

cerveja sem álcool

Após uma sessão de exercícios físicos, o corpo perde muita água e nutrientes através da transpiração.

Por isso é muito importante se hidratar após uma atividade física, mas mais do que isso, ingerir nutrientes e sais minerais que somente a água não pode repor.

A vantagem em se consumir cerveja sem álcool após o treino é que além de hidratar bem o corpo é possível fazer a reposição dos nutrientes. E cá entre nós, não seria um sonho sair da academia e poder tomar um bom copo de cerveja gelada com a consciência limpa?

Em 2013, pesquisadores na Alemanha fizeram testes submetendo algumas pessoas ao consumo da cerveja sem álcool durante algumas semanas, tanto no pré-treino quanto no pós-treino.

Após algumas semanas, os resultados foram muito satisfatórios. Além de os atletas melhorarem o desempenho durante as corridas, diminuíram drasticamente as chances de desenvolverem inflamações ou contrair doenças virais, como gripes.

O consumo de cerveja sem álcool no Brasil ainda é muito baixo. Apenas 1% de todas as vendas representa a venda da cerveja sem álcool no Brasil.

Ainda há muito preconceito e falta de informação sobre os benefícios da bebida. Muitas pessoas acham cômico ingerir cerveja sem álcool, sem saber que ela pode substituir a cerveja alcoólica e ainda melhorar o desempenho do organismo.

Já na Europa, as vendas da cerveja sem álcool representam aproximadamente 15% de todo o segmento. No Brasil, trata-se além de uma questão de mercado, de reeducação alimentar.

 

Mas eu já ouvi que o álcool em doses moderadas pode fazer bem à saúde. Isso está errado?

cerveja sem álcool

Já foram realizadas centenas de estudos que relacionam o consumo do álcool com a melhora do sistema cardiovascular. Na Itália, por exemplo, é comum crianças tomarem um copo de vinho por dia para fortalecer o coração.

Você já deve ter ouvido a frase que diz que a diferença entre o veneno e o remédio é a dosagem. O mesmo pode ser aplicado para bebidas alcoólicas.

Tudo vai depender da concentração alcoólica da bebida, da dose que a pessoa está ingerindo e com que frequência ela consome as bebidas.

Bem, o fato de doses moderadas de álcool fazerem bem à saúde não se trata de um mito. Vários estudos realizados nas maiores universidades dos Estados Unidos puderam comprovar a questão.

No caso do vinho, que foi citado anteriormente, substâncias presentes na casca da uva são capazes de reverter efeitos que o coração sofre com o passar dos anos, sem contar que o vinho é uma bebida riquíssima em antioxidantes.

Mesmo a cerveja com álcool pode trazer alguns benefícios para a saúde. Estudos demonstraram que o consumo regular pode combater os radicais livres, prevenir anemia e até a formação de alguns tumores malignos. Mas claro, nem por isso deve-se exagerar no consumo.

O problema é que por mais que os estudos tenham comprovado que os resultados são positivos e benéficos, não dá para generalizar os efeitos da bebida alcoólica ministrada em pequenas doses.

Isso porque cada pessoa responde de uma maneira diferente aos estímulos causados pelo álcool. O metabolismo e a fisiologia de cada pessoa respondem de maneiras diferentes. Pode ser que faça bem para uma pessoa e mal para outra, mesmo que a quantidade ingerida seja muito baixa.

A cerveja sem álcool não pode oferecer alguns benefícios que a bebida alcoólica como o vinho oferece, mas em contrapartida pode livrar 100% a pessoa de sofrer qualquer efeito colateral com a ingestão do álcool.

Além disso, a pessoa pode começar a se habituar a consumir a cerveja sem álcool ao longo dos dias, se acostumando aos poucos e fazendo a troca da bebida alcoólica pela cerveja sem álcool.

Muitas pessoas acreditam que a cerveja isenta do álcool não é totalmente isenta, mas isso não passa de um mito.

É verdade que em tempos passados a tecnologia não permitia a retirada total do álcool da cerveja, mas hoje em dia mesmo as pequenas cervejarias detêm tecnologia suficiente para produzir uma bebida com teor alcoólico 0%.

Por mais que a cerveja sem álcool seja saudável e que não exista muita restrição para o seu consumo, o ideal é nunca exagerar. Ela não é muito calórica, e por isso até pode ser consumida em uma quantidade um pouco maior. Mas nunca em exagero.

A cerveja sem álcool é um produto natural e não possui contra indicações, a não ser para pessoas intolerantes ao glúten, já que a bebida ainda é composta por cevada.

Se você gostou do artigo de hoje sobre a cerveja sem álcool, deixe a sua curtida clicando no botão aqui embaixo e não deixe de compartilhar as informações do post em suas redes sociais!

Fique de olho, iremos trazer mais conteúdo relacionado ao mundo da cerveja para você. Até o próximo post!

 


Compartilhe esse post com seus amigos
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *