10 Curiosidades Sobre A Cerveja

Você sabia que a cerveja é consumida há mais de 5.000 anos? Sabia que ela fortalece os ossos, e sabia que escravos já foram pagos com cerveja?

Provavelmente você não conhece muito da história da cerveja. Por isso, hoje vamos contar para você 10 curiosidades sobre o vasto mundo cervejeiro.

  1. Graduação em…cerveja?

Você sabia que existe uma ciência que estuda a cerveja? Ela se chama Zitologia, e se trata do estudo da bebida. A ciência estuda como criar diferentes tipos de cerveja, o papel de cada ingrediente e como o melhoramento genético poderia criar a bebida perfeita. O título é uma brincadeira, não existe uma faculdade sobre cerveja, mas existe um segmento que realmente estuda a bebida de modo aprofundado. Já imaginou a recompensa por tirar 10 em uma prova de Zitologia?

Publicidade
  1. Você nunca está sozinho com a bebida

Um estudo apontou que a cada segundo mais de 50 milhões de pessoas ao redor do mundo podem estar bêbadas! Apesar do artigo se tratar de curiosidades sobre cerveja, isso não tem uma correlação direta com a cerveja, e sim com bebidas alcoólicas. Mas como a cerveja e de longe a bebida mais consumida ao redor do mundo, há grandes chances de que a maioria das pessoas esteja tendo um bom momento com a cerveja.

  1. Egípcios também consumiam a bebida…e eram pagos com ela!

 



Há relatos que de a cerveja tenha surgido há mais de 3.500 anos A.C. Estudos já comprovaram que a cerveja era uma das bebidas prediletas do povo do Egito Antigo, e que eles detinham diferentes receitas para e bebida. Outras pesquisas apontam que muitos dos escravos (ou talvez não tão escravos) que construíram as pirâmides recebiam em troca cerveja, já que era uma tradição muito comum entre o povo. Já na Idade Média, era mais comum beber cerveja do que água!

  1. Cerveja é coisa de homem…ou não!

Além de existirem cervejarias e bares exclusivamente para mulheres, é bom você saber uma das curiosidades sobre cerveja que diz respeito às mulheres. Quando as primeiras cervejarias surgiram, as produtoras eram mulheres, e não os homens! Esse papo de associar a cerveja aos homens é uma grande furada!

  1. Garrafa de cerveja é quase sempre marrom

 

Você já reparou como a maioria das garrafas de cerveja são sempre marrons? Com exceção de cervejas como a Corona, cujo vidro é transparente, ou da Heineiken, que é verde, a maioria utiliza essa cor. E isso não é ao acaso. Uma das curiosidades da cerveja que mais intriga as pessoas é o motivo de a cor da garrafa ser sempre a mesma.

Quanto mais transparente for a garrafa, maior a incidência de raios solares diretamente na bebida. E quanto maior a incidência, maiores são os danos causados ao aroma e ao sabor da bebida.

O ingrediente responsável pelo sabor amargo da bebida é o lúpulo. Quando ele é muito exposto aos raios solares, pode causar o que os cervejeiros chamam de Skunky, um sabor ruim e um aroma ainda pior. Isso se deve à produção de isoalfa-ácidos pelo lúpulo.

Geralmente o isoalfa-ácido é produzido quando a bebida é aquecida a temperaturas acima do aceitável, mas somente a luz solar também pode causar a produção da substância, sem necessariamente aquecer a bebida. Ela pode ser tanto termo quanto fotossensível.

  1. Snake Venom

Você já ouviu falar na cerveja Snake Venom? Ela é a cerveja mais forte do mundo e seu teor alcoólico ultrapassa até mesmo o teor daquela cachaça mais barata que você encontra no mercado. Seu teor alcoólico é de 67,5%!

Apesar de a bebida ser muito forte, possui um sabor agradável e único, mas o que ela tem de forte, tem de salgada. Uma garrafa de apenas 257 ml sai por aproximadamente R$200! Ela é comercializada na Escócia e no Reino Unido, sendo que o valor na região fica em aproximadamente 50 libras esterlinas.

  1. Essa sim arrancaria todo seu salário

Você achou a Snake Venom cara? Então, se você gosta de provar o que há de mais excêntrico no mundo das cervejas, prepare-se para tirar o escorpião do bolso. Essa é uma das curiosidades sobre cerveja que talvez você não gostaria muito de saber, mas se tiver dinheiro sobrando para isso, vale à pena experimentar!

A Antartic Nail Ale é uma cerveja produzida na Austrália pela cervejaria de Perth, sendo a cerveja chamada de Nale Ale. Por que o Antartic? Porque a água utilizada para produzir a bebida veio direto dos icebergs da Antártida! E se você acha que isso não é motivo suficiente para cobrar um preço tão mais alto pela bebida, prepare-se. A garrafa é vendida a aproximadamente R$2.000!

  1. Weihenstephan, o templo da cerveja

Você acha que a cervejaria de sua cidade é antiga? Saiba que a Weihenstephan, localizada em Baviera, região sul da Alemanha, possui nada mais nada menos do que 1.000 anos de existência! Na verdade, ela foi construída há 1000 anos, mas a produção cervejeira havia começado já em 800 D.C.

Nessa época, os monges beneditinos eram responsáveis pela produção da bebida, mas hoje ela pertence ao estado da Baviera. Ela já pertenceu a diferentes donos e companhias. Ela se tornou uma empresa estatal há menos de 100 anos, em 1921.

  1. Beber cerveja antiga faz mal?

 

Existe um mito de que beber cervejas armazenadas há muito tempo faz mal à saúde. Mas essa curiosidade sobre cervejas não passa de um mito.

Na verdade, muitos tipos de bebidas alcoólicas podem ser consumidos por maior que tenha sido o tempo de armazenamento. O que realmente vai influenciar na saúde é o modo como foi feito o armazenamento.

Existem até cervejas que são armazenadas de propósito por muito mais tempo do que o necessário para que possam criar novas cores e sabores. E se já existem milhares de cervejas em todos os países, imagina o que diferentes períodos de armazenamento não poderiam criar!

  1. Cerveja nem sempre é amarga

 

Existem muitas cervejarias ao redor do mundo que trabalham com uma quantidade menor de lúpulo e maior de outros ingredientes, como até mesmo diferentes tipos de frutas, o que confere à cerveja um sabor mais adocicado de fruta. Interessante, não é?

Você já conhecia alguma dessas curiosidades acima? Deixe seu comentário e sua curtida abaixo, e não se esqueça de compartilhar as 10 curiosidades sobre cervejas em suas redes sociais! Até o próximo artigo!

Vitor Bertolozzi Mendes

Vitor é redator e colaborador do Clube do Cervejeiro.

Sair da versão mobile