4 Erros básicos que você não pode cometer com a cerveja

Conheça alguns erros que você não pode mais cometer na hora de degustar a sua cerveja

Com alguma frequência, temos assistido ao lançamento de novas cervejas, tanto pelas grandes cervejarias – como a Heineken e a Ambev, por exemplo –, quanto pelas que produzem cerveja artesanal. E essas novidades costumam trazer aromas e sabores únicos, que não são encontrados em outras cervejas.

E isso pode ser percebido, com mais notoriedade, nas cervejas artesanais. Os mestres cervejeiros dessas cervejarias estão sempre procurando levar a bebida a patamares nunca alcançados antes. Não é à toa que a cerveja artesanal cresce a cada dia entre o público que gosta de apreciar uma boa cerveja.

Publicidade

Assim, para produzir bebidas com características únicas, novos ingredientes são testados nas receitas das cervejas. Mesmo os estilos de cerveja consagrados, como a tradicional India Pale Ale (IPA), podem ter uma releitura, surpreendendo até o mais experiente dos “bebedores de cerveja”. Até uma cerveja puro malte pode ter a sua receita incrementada com novos sabores.

Contudo, para aproveitar toda essa efervescência de aromas e sabores que as cervejas estão proporcionando, é preciso que se tenha o cuidado de não cometer alguns erros básicos na hora de armazenar, preparar e servir sua cerveja. Dessa forma, tudo o que o mestre cervejeiro colocou na sua garrafa ou lata poderá ser sentido até o último gole.

E para ajudar você a ter a melhor experiência sensorial com a sua cerveja ou simplesmente poder beber sem sentir nenhum gosto estranho, listamos quatro dos erros mais comuns que são cometidos na preparação da bebida. Continue com a gente para conhecê-los.

Erros que não devem ser cometidos na hora de servir a cerveja

1. Virar o copo na hora de servir

Algumas pessoas gostam de inclinar o copo no momento em que vai despejar a bebida no copo. Mesmo que isso pareça dar um ar de “especialista” a quem o faz, é o tipo da coisa que não deve ser feito quando se serve a maioria das cervejas. E isso tem um motivo que alguns ignoram: a formação da espuma.

A espuma tem um papel fundamental na apreciação da cerveja. Ela evita que o líquido entre em contato diretamente com o ar. Em um país quente, como o Brasil, isso faz com que a bebida esquente mais rápido.

Além de ser um isolante térmico natural, a espuma ajuda que o sabor e os aromas da cerveja fiquem presentes por mais tempo. Outro bom motivo para se ter a espuma no copo é que ela colabora para evitar que se sinta aquela sensação de estufamento ao bebermos a cerveja.

Você viu? Corona lança cerveja sem álcool e com vitamina D

2. Permitir que a cerveja congele

Os dias quentes, como os de verão, pedem uma bebida gelada para refrescar. Porém, um erro muito comum, é esquecer a garrafa ou lata de cerveja no congelador. Aí, quando se lembra já é tarde. A sujeira tomou conta do congelador, dando aquele trabalho para limpar. Sem contar o sentimento de culpa por ter desperdiçado a cerveja que você tanto queria beber.

Outro problema que o congelamento da cerveja traz é a perda das suas características mais importantes. Quando a bebida é congelada, seus componentes perdem suas qualidades, alterando o sabor e o aroma que ela tem.

Faça parte da comunidade cervejeira que mais cresce no Brasil:


3. Servir a cerveja estupidamente gelada

Esse é um erro associado ao nosso clima quente. Criou-se o mito de que toda e qualquer cerveja precisa ser servida “estupidamente gelada”. Mas o bom entendedor de cerveja sabe que não é bem assim. Cada estilo cervejeiro tem a sua temperatura ideal para que seus componentes e características únicos estejam presentes.

Saiba mais: A temperatura ideal para cada cerveja

As cervejas mais leves e refrescantes – como as lagers mais populares – até devem ser servidas geladas. Mas isso não é uma regra. As cervejas mais encorpadas e aquelas que tem um teor alcoólico maior, costumam ser servidas em temperaturas mais altas. Quanto mais gelado estiver o líquido, mais ele congela nossas papilas gustativas, impedindo que se possa apreciar a bebida.

4. Guardar as garras deitadas

A forma correta de armazenar as garrafas e colocando-as em pé. Ao deitar a garrafa, o líquido pode entrar em contato com a tampa de metal, o que pode gerar um gosto metálico na bebida, interferindo no seu sabor.

Outro problema é o ar presente no interior da garrafa. Quando ela é deitada, uma maior quantidade do líquido fica exposta a ele, podendo fazer com que a bebida oxide mais rápido, prejudicando seu aroma e sabor.

As cervejas, tanto as de garrafa, quanto as em lata, devem ser guardadas em local seco e fresco, sem incidência de luz (principalmente a luz solar) e longe de produtos de limpeza.

Veja também: Conheça 5 defeitos que a sua cerveja pode apresentar

Evitando esses erros, você poderá aproveitar ainda mais a sua bebida. Saúde!

Imagem da capa: Lukas/Pixabay

Compartilhe

Compartilhe essa notícia com todos os seus amigos e siga o site Clubedocervejeiro.com nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.

Leia também

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile