5 curiosidades sobre a cerveja

5 Curiosidades sobre a cerveja que você não sabia

A cerveja é uma das bebidas mais consumidas do mundo e, com certeza, o meio certo para fazer novos amigos! Por isso, vamos falar de 5 curiosidades sobre a cerveja que muita gente não conhece.

Aqui no Brasil, a bebida alcoólica mais consumida por toda a população é a cerveja. Estima-se que 61% do consumo de álcool por aqui é por meio dessa bebida.

E não é pra menos, conhecida como a bebida alcoólica mais democrática de todas, ela traz diversas variedades e preços.

1 – Uma das bebidas mais antigas do mundo

A primeira curiosidade é sobre o tempo de existência que essa bebida tem. Há registros de fabricação de cerveja há mais de 6 mil anos.

Mas, que temos datada, a invenção dessa bebida foi há pouco mais de 2 mil anos atrás. Quando ela, sem querer, foi descoberta por algumas mulheres.

Publicidade

Alguns cereais acabaram tomando chuva e após isso fermentaram, então alguém experimentou e viu que era boa para consumo.

Desde então, a fabricação da cerveja foi feita por mulheres e depois de um tempo se tornou mais popular entre os homens, e atualmente temos a cerveja em praticamente todos os lares.

As mulheres criaram a cerveja (Foto: Werner Heiber/Pixabay)

Veja também:


2 – A cerveja mais forte tem 70% de volume alcoólico

Normalmente, as cervejas que tomamos têm em torno de 4,7% de teor alcoólico. Algumas chegando a no máximo 10%.

Mas com a cerveja Koelschip Mystery of Beer é totalmente diferente. O volume alcoólico da cerveja é muito maior do que estamos acostumados, tendo 70%.

Essa bebida ultrapassa até mesmo Vodcas convencionais. Hoje, a garrafa de 330ml chega a custar € 45.

3 – Cerveja boa é a que tem espuma

Muitos não gostam que a cerveja espume e tem até quem diz que o ato de espumar a cerveja faz com que o gosto dela fique ruim. Mas isso não é verdade.

E sim, cerveja boa é aquela que espuma. A espuma tem a função de deixar o momento da degustação ainda melhor.

Se a sua cerveja estiver sem espuma alguma, pode ter certeza que foi algum erro na fabricação dela que acabou causando isso.

Para quem gosta de uma cerveja gelada por mais tempo, ter a espuma em seu copo é essencial. Isso acontece porque a cerveja não entra em contato direto com o ar. Por isso a espuma é uma das 5 curiosidades sobre a cerveja.

4 – A geladeira só existe por causa da cerveja

Cervejas na geladeira (Foto: Isabella Mendes no StockSnap)

No ano de 1856, James Harrison foi convidado por uma fábrica de cerveja a desenvolver uma máquina que mantivesse as cervejas geladas por mais tempo.

Foi então que ele acabou inventando a geladeira, que após algum tempo foi parar em praticamente todos os lares do mundo.

Hoje, não vivemos mais sem esse eletrodoméstico que foi inventado graças a cerveja. Um brinde ao seu inventor!

5 – Os egípcios consumiam cerveja

O arqueólogo Patrick McGovern demonstra em alguns estudos seus que os egípcios construíram as pirâmides sob o efeito da cerveja.

Ele demonstrou em alguns estudos que os egípcios recebiam por volta de 4 litros de cerveja por dia para beber. Até mesmo em alguns relatos que ele encontrou, diversos egípcios diziam que era melhor consumir a bebida fermentada, do que beber a água do Rio Nilo.

Gostou dessas 5 curiosidades sobre a cerveja? Então, compartilhe com todo mundo que você conhece que gosta dessa bebida.

Voltar para página inicial