A história da cerveja

A história da cerveja: tudo o que você não sabe sobre nossa gelada

Produzida e consumida em todo mundo, existem alguns detalhes da história da cerveja que com certeza irão te surpreender.

A cerveja não é apenas uma bebida, mas também o ingrediente certo para se ter uma excelente história, uma excelente conversa e perfeita para se conquistar diversas pessoas.

Ela é hoje conhecida como uma das bebidas mais democráticas de todas. Não só por causa do preço, mas também por conta da conexão que cria entre as pessoas ao redor de todo o globo.

Publicidade

As mulheres que a descobriram: a história da cerveja

Crédito: Elevate/Unsplash

O que muitos não sabem sobre a cerveja, é que essa bebida acabou sendo criada sem querer, depois que alguns grãos tomaram chuva e fermentaram.

Após isso acontecer, alguém teve coragem de experimentar a bebida e perceberam que era boa para consumo, e que alterava a consciência, até então não se sabia o que era álcool.

Mas o mais interessante nisso tudo é que as mulheres tiveram participação direta na criação da cerveja, pois a descoberta foi feita por elas.

E a produção, por muito tempo, foi feita somente por mulheres. Apenas na Idade Média, cervejas começaram a ser fabricadas por homens e se tornou mais comum entre eles.

Veja também:


A nobreza da cerveja

Crédito: Ving N/Unsplash

Diferente de muitas bebidas, a cerveja sempre foi vista como algo mais simples e sem tanto destaque quanto os vinhos, e outras bebidas mais finas.

O que nos anos mais recentes vem deixando de ser verdade, cada vez mais podemos ver que a cerveja vem se tornando uma bebida cada vez mais bem vista.

Além de novos ingredientes que vêm sendo adicionados a cerveja constantemente que, dessa forma, tem trazendo sabores mais cítricos, frutados e muitos outros à bebida.

Aqui no Brasil, vimos essas mudanças nas cervejas mais especificamente nos anos de 1995 e 1996, com grandes empresas tendo influência em cervejas artesanais.

O futuro continua a escrever a história da cerveja

Barris antigos de cerveja (Crédito: Jerzy Górecki/Pixabay)

Algo a se destacar sobre a cerveja é que a mesma salvou diversas vidas ao longo de toda a história. O índice de mortalidade na Europa poderia ter sido muito maior em algumas épocas.

Já são 2.000 anos de história da cerveja e durante todo esse tempo, a cerveja se manteve como uma das bebidas mais consumidas no mundo, mas qual o seu futuro?

Atualmente, acreditamos que o futuro da cerveja seja, com certeza, sempre mais diverso como já estamos vendo em todo mundo.

Grande parte da influência disso podemos dar a região da Bavária, na Alemanha, onde sempre recebe grande destaque por suas excelentes cervejas, muito bem pensadas nos insumos utilizados.

Cerveja é uma experiência

Não podemos pensar na cerveja apenas como uma bebida, a cerveja vai muito além disso. Pense, por exemplo, em quantas histórias você tem graças a ela.

Ou então, pense em quantas coisas foram diferentes na sua vida graças a cerveja. Cada vez mais, essa bebida tem se tornado um meio de conexão entre pessoas.

Graças a cerveja, muitos acordos foram fechados, muitos amigos foram feitos e muitas conexões entre pessoas realizadas.

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile