Cervejaria Goose Island

A história da Goose Island e suas cervejas envelhecidas em barril

A cervejaria Goose Island foi fundada no ano de 1988 por John Hall, em Chicago, nos Estados Unidos.

Durante um voo em 1996, ele teve a ideia de criar a cervejaria. Ao folhear uma revista de bordo da companhia Delta Airlines, John se deparou com uma matéria que chamou sua atenção. O texto falava sobre pequenas cervejarias na Costa Oeste americana e as oportunidades que elas apresentavam aos empresários.

O assunto fez lembrar do tempo em que atravessou o Velho Continente e bebeu cervejas de todas as regiões da Europa. Pois ele sempre se perguntava por que não havia a mesma variedade de cervejas nos Estados Unidos que havia na Europa.

Publicidade

Inicialmente, sua ideia era simplesmente se tornar a cerveja de Chicago, já que a cidade não tinha uma cervejaria local. Mesmo estando localizada entre as cidades de Milwaukee – o local de nascimento da Miller – e St. Louis – a cidade natal da Budweiser.

John convidou seu filho Greg Hall para ser o cervejeiro da companhia. Ele aceitou o desafio e foi aprender mais sobre fabricação de cerveja. Para isso, cursou a Siebel Institute of Technology, uma instituição centenária na formação de cervejeiros.

A origem humilde da Goose Island

As origens da cervejaria em 1988 eram humildes. Inicialmente, estreou como uma cervejaria em Lincoln Park, Chicago, e permaneceu assim por sete anos.

Mas, o grande salto da cervejaria veio após um jantar com Jim Beam em 1992. Foi nesse encontro que John Hall teve a ideia de envelhecer sua cerveja em barris de bourbon usados. O resultado foi a cerveja Goose Island Bourbon County Stout, uma cerveja do estilo Imperial Stout, muito aclamada pela crítica. A Goose Island foi pioneira na cerveja envelhecida em barril de bourbon.

(Goose Island/AB InBev/Divulgação)

Hoje, a cervejaria produz diversos tipos de cervejas envelhecidas em outros tipos de barris como, por exemplo, de vinho.

Em 2011, a Budweiser – marca da AB InBev – comprou a empresa por US$ 38,8 milhões. John permaneceu à frente da empresa como CEO por mais um tempo, até se desligar por completo.

Por fim, uma curiosidade. Gillian Anderson, atriz que estrelou a famosa série de televisão “Arquivo X”, foi uma das primeiras funcionárias da Goose Island. A cervejaria batizou uma das suas cervejas de Goose Island Gillian, em homenagem à atriz.

Flickr.com/Reprodução

Gostou dessa história? Então compartilhe com quem você conhece.

Posts interessantes para você ler

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile