Heineken

A história por trás da gigante Heineken

Uma das maiores fabricantes de cerveja em todo o mundo é a Heineken e isso se deve muito por conta da história que essa marca traz consigo!

A Heineken foi fundada no ano de 1864 por Gerard Adriaan Heineken na cidade de Amsterdã, na Holanda. Atualmente, a fabricante possui cerca de 140 cervejarias em mais de 70 países.

Algo que não podemos deixar de destacar são os patrocínios que a Heineken tem em seu portfólio. Sendo os principais deles a Liga dos Campeões da UEFA e da Fórmula 1.

Devemos lembrar que a Heineken não possui apenas um estilo de cerveja, mas muitos outros!

O grande começo da Heineken

No início de tudo, a Heineken era apenas uma empresa de família. Mas tudo mudou quando Gerard comprou a empresa, aos 22 anos, com a ajuda da sua mãe.

Cervejaria Heineken em Amsterdã
Cervejaria Heineken em Amsterdã (Crédito: Emoro/Pixabay)

Antes da compra, a cervejaria chamava Hooiberg e estava produzindo cerveja em larga escala, mas com preços populares.

Entretanto, Gerard tinha um grande projeto para a sua cervejaria. O objetivo principal dele era transformar a sua marca em algo exclusivo e se diferenciar da concorrência.

Porém, foi só no dia 11 de janeiro de 1873 que nasce a primeira cerveja que posteriormente se tornaria a tão conhecida Heineken, que atualmente não é apenas uma marca, mas também uma das maiores fabricantes de cerveja do mundo.

Um grupo familiar

Por muito tempo, boa parte dos acionistas da empresa foram pessoas da própria família. O que não poderia ser diferente para uma marca que foi fundada por um filho e sua mãe.

Bicicleta no canal de Amsterdã
Bicicletas nas ruas de Amsterdã (Crédito: Burgyanthony/Pixabay)

A busca pela cerveja perfeita ficou muito tempo na mão de Gerard. Porém com o avanço de sua idade, seu neto Freddy teve que assumir os negócios.

E foi então com Freddy que a globalização e popularização da marca se tornou ainda maior. O investimento que Freddy fez em expandir e criar uma identidade para o negócio foi inesquecível. Mas um evento aconteceu e marcou sua vida para sempre.

Veja também:


O sequestro

Logo após Freddy Heineken ter assumido o posto oficial como dono da marca gigantesca, algo muito inesperado acabou acontecendo: ele foi sequestrado. Aliás, esse episódio, após muito tempo, virou até filme.

No momento do ataque, foi como se grande parte da população holandesa perdesse o fôlego e muitos tomaram o lado da família Heineken por conta da covardia do crime.

Depois desse ataque, a liberdade que Freddy tinha para andar nas ruas de Amsterdã acabou por ali. Quarenta agentes foram contratados para a sua segurança.

Marcas que fazem parte do grupo Heineken

Dessa forma, ao longo desses mais de 150 anos, é comum que uma marca com esse nome como a cervejaria Heineken tenha adquirido outras empresas e até mesmo outras marcas.

Marcas do grupo Heineken
Presença significativa no mercado brasileiro (Crédito: Emiel Molenaar/Unsplash)

Atualmente, somente no Brasil, a marca possui 20% de toda a cerveja que é distribuída por aqui, concorrente diretamente com outra gigante global – o cervejaria Ambev.

Apenas no Brasil, a empresa possui as seguintes marcas:

  • Heineken
  • Sol
  • Kaiser
  • Bavaria
  • Eisenbahn
  • Baden Baden
  • Devassa
  • Schin
  • Glacial
  • No Grau
  • Kirin Ichiban
  • Tiger
  • Amstel

Isso sem contar algumas marcas de refrigerante que também fazem parte do portfólio de marcas da Heineken.

Gostou? Compartilhe essa história com seus amigos.

Clube do Cervejeiro
Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

1 comentário em “A história por trás da gigante Heineken”

  1. Pingback: Heineken Lança Cerveja Com Baixa Caloria e Sem Glúten

Comentários encerrados.