Cervejas em um bar de Munique

A importância da cidade de Munique para a cerveja

A cidade de Munique tem um papel relevante na história da cerveja alemã. Dois eventos muito importantes para a cerveja mundial aconteceram nessa cidade.

Para quem não conhece, Munique é a capital da Baviera, que é um estado localizado na parte sul da Alemanha.

Portanto, vamos ver quais foram esses eventos.

Publicidade

A Lei da Pureza da Cerveja

O primeiro evento foi a promulgação da Reinheitsgebot, isto é, a “Lei da Pureza da Cerveja” ou “Lei da Pureza Alemã”, em 23 de abril de 1516, pelo Duque Guilherme IV da Baviera.

De forma resumida, essa lei determinava que a cerveja só poderia ter 3 ingredientes: água pura, malte de cevada e lúpulo. Nessa época, ainda não se conheciam as cepas de levedura e, por isso, ela não fez parte da lei original. Mais tarde, a lei foi alterada para incluir as leveduras.

A Alemanha nem sempre foi como a conhecemos hoje em dia. A Baviera era uma região autônoma quando a lei foi editada no século 16. Assim, para efeitos práticos, a lei só se aplicava nessa região.

Em 1871, aconteceu a unificação da Alemanha. A Baviera condicionou a sua unificação com os demais territórios a aplicação da Reinheitsgebot em todo o país recém-criado. A condição foi aceita. E a partir de 1906, a lei da pureza passou a valer em todo território alemão.

Então, se você quiser saber a história completa dessa lei, dá uma olhada nesse post aqui.

Munique é o local de nascimento da Oktoberfest

Em 1810, com o casamento de Luís I da Baviera e Teresa de Saxe-Hildburghausen, teve início a celebração da primeira Oktoberfest. Essa “festa de outubro”, conhecida popularmente como a “festa da cerveja”, se tornou a principal atração turística de Munique. E ela se celebra até hoje, a partir do primeiro sábado depois de 15 de setembro.

Essa festividade se espalhou por várias cidades do mundo, inclusive aqui no Brasil. A Oktoberfest brasileira mais conhecida acontece na cidade de Blumenau, no Estado de Santa Catarina.

A influência da cidade de Munique na cerveja alemã

O que conhecemos atualmente como cerveja alemã, tem, de certa forma, uma relação com essa cidade. Ou por ter sido um estilo criado na própria região, ou por ser um estilo que seguiu a lei da pureza alemã, que é originária de lá também.

E hoje em dia, existem dois estilos de cerveja que carregam o nome da cidade. O primeiro, é o Münchner Helle, que traduzido soa como “a clara de Munique”. E o segundo, é o Münchner Dunkel, que pode ser traduzido como “a escura de Munique”. Mas, falaremos sobre esses estilos em uma outra ocasião.

Outros festivais em Munique

Por fim, ao longo do ano, acontecem diversos festivais em Munique, que são muito legais para quem aprecia uma boa cerveja alemã:

  • Starkbierfest – Essa é uma festa da cerveja de malte (escura). Ela acontece entre o final do Carnaval e a Páscoa. Não é celebrada nas ruas, mas dentro das cervejarias da cidade. Assim, elas disponibilizam uma cerveja de alto teor alcoólico e sabor maravilhoso.
  • Frühlingsfest – É considerada uma mini Oktobefest. Ele vem, dessa forma, brindar a chegada da primavera na cidade. Acontece na terceira semana de abril e vai até o primeiro final de semana de maio. Costuma acontecer no mesmo local onde é celebrada a Oktoberfest (Theresienwiese).
  • Stadtgründungsfest – Essa festa comemora o aniversário da cidade. É realizada na metade do mês de junho, no centro histórico da cidade.
  • Tollwood de verão – O foco dessa festa, além da cerveja, é cultura, diversão e preservação ecológica. A festa saúda o começo do verão na cidade e é realizada no Olympiapark (Parque Olímpico de Munique).
  • Sommerfestival Impark – Festival realizado também no Olympiapark, que começa na última semana de julho e se estende até meados de agosto.
  • Oktobefest – É, de longe, a festividade cervejeira mais conhecida em todo mundo todo. Ela começa no meio de setembro, indo até o primeiro final de semana de outubro.
  • Tollwood de inverno – É também conhecida como Theresienwiese. É parecida com a edição de verão, porém com adaptações das comidas e bebidas desta estação do ano.

Gostou? Então, aproveita e compartilhe com todo mundo.

Outras postagens que você também pode gostar

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile