Cerveja estilo Altbier

Altbier, o estilo amado pelos alemães

Não é nenhum segredo que os alemães amam sua cerveja. Se você entrasse em um estabelecimento local na cidade de Düsseldorf, na Alemanha, e dissesse “me traz uma cerveja”, você de fato receberia uma Altbier.

Publicidade

Os alemães consomem Altbiers há vários séculos. De acordo com o Instituto Alemão de Cerveja, a cerveja do estilo Altbier é considerada uma das mais antigas do mundo.

Ela é produzida com a levedura utilizada nas cervejas do tipo Ale. Entretanto, sua temperatura de fermentação é típica de uma Lager, o que a deixa mais suave do que as Ales tradicionais.

Qual o significado do nome Altbier?

O “Alt” na parte inicial da palavra é uma referência ao método “antigo” de fazer cerveja. Altbier, traduzido do alemão, significa “cerveja velha”. O estilo se desenvolveu ao longo dos anos. Os alemães tentaram distinguir esta cerveja do estilo Lager, que era popular em toda a região.

Alguns acreditam que o nome Altbier surgiu devido a este estilo ser uma alternativa ao processo de fermentação para produção da cerveja.

Publicidade

Por isso, o seu nome foi escolhido devido ao seu estilo de fermentação – levedura de alta fermentação – que é um processo antigo de fabricação de cerveja.

O estilo de cerveja Altbier surgiu na Baviera, do século XVI, e se popularizou em toda a Europa nos dois séculos seguintes.

A cerveja da cidade de Düsseldorf

Assim como a cidade de Colônia se tornou o local de fabricação de cerveja estilo Kölsch, a cidade de Düsseldorf tornou-se sinônimo da cerveja estilo Altbier.

Assim, sua produção e popularidade foram puramente impulsionadas pela sua localização geográfica. Düsseldorf nunca está muito quente, nem mesmo no verão.

Além disso, raramente o inverno traz períodos longos de temperaturas muito baixas. Por isso, essas condições climáticas são ideais para a fabricação de cervejas geladas, como Altbier, durante todo o ano.

Publicidade

Perfil de estilo Altbier

Cerveja estilo Altbier
Cerveja estilo Altbier

A cor de uma cerveja desse estilo varia de cobre claro a castanho escuro. No entanto, a cor nunca deve ficar tão escura quanto o marrom. Clareza cristalina e uma espuma esbranquiçada, cremosa e espessa são características desse estilo de cerveja.

O aroma tem destaque devido ao malte alemão. O leve toque de sabor frutado pode estar presente. O aroma de lúpulo dá um toque floral, herbal ou apimentado

Esse estilo possui corpo médio com carbonatação média a média alta. Suave no paladar com baixa adstringência.

Harmonização de alimentos

O estilo Altbier combina bem com frango assado, lombo de porco, costeletas de porco, peixe e salsicha.

Gostou? Então compartilhe com todo mundo.

Publicidade

Postagens populares

Fonte: https://homebrewacademy.com/altbier-recipe/

Voltar para a página inicial