Aplicativo Ambev para trocar garrafas de vidro

Ambev cria aplicativo para incentivar a reciclagem de garrafas de vidro

De olho na reciclagem das garrafas de vidro, a Ambev criou um aplicativo que dá crédito ao consumidor que retornar o vasilhame vazio em postos de troca disponibilizados pela companhia.

Publicidade

A reutilização dessas embalagens é um grande desafio para que o segmento de produção e distribuição consiga se tornar mais sustentável. Para isso, a Ambev aposta na economia circular, onde tudo pode ser reciclado e reaproveitado.

Faz tempo que a empresa tenta fazer essa prática de devolução dos vasilhames deslanchar entre seus consumidores. Só a título de comparação, cerca de 95% das latinhas de alumínio das bebidas da marca são recicladas, enquanto a reciclagem das garrafas de vidro de cerveja fica abaixo dos 20%.

“Nossa meta é, até 2025, ter pelo menos 50% da matéria-prima utilizada na produção dos vasilhames vinda de material reciclado”, relatou o vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da companhia, Rodrigo Figueiredo, numa entrevista concedia ao jornal Valor Econômico. Atualmente, esse percentual fica na casa dos 40%.

Até o início dos anos 2000, esse era um hábito relativamente comum. Levava-se as garrafas vazias ao estabelecimento comercial, que realizada a troca por outra cheia, pagando somente o líquido.

Publicidade

Nos dias de hoje, as pessoas não estão mais dispostas a saírem de casa com sacolas cheias de garrafas vazias, o que acaba sendo, de certa maneira, um transtorno. Tampouco querem guardar as garrafas vazias em um canto de casa, esperando trocá-las em algum momento futuro.

O aplicativo informa o local mais próximo para “trocar” as garrafas de vidro

Nesse ponto, é que o aplicativo entra com as vantagens. Ao utilizar o “app” criado pela Ambev, o consumidor recebe créditos, que podem ser utilizados em pontos de venda dos produtos da marca. A ideia é facilitar, também a devolução desses vasilhames.

Máquina para recolher os vasilhames da Ambev
Crédito: Divulgação

Basta procurar no aplicativo postos de troca perto de casa mesmo e levá-los para fazer a devolução. Os “vasilhames virtuais” são automaticamente registrados, garantindo o crédito no momento que for realizar a nova compra de bebidas da marca.

Segundo a companhia, a garrafa de vidro é a embalagem mais sustentável que existe, uma vez que ela pode ser reutilizada mais de 26 vezes ao longo do seu tempo de vida útil.

Compartilhe

Gostou de saber dessa notícia? Então, compartilhe com todo mundo que você conhece. Eles também vão gostar de saber.

Publicidade

Veja também

Voltar para a página inicial