Ambev cria aplicativo para incentivar a reciclagem de garrafas de vidro

De olho na reciclagem das garrafas de vidro, a Ambev criou um aplicativo que dá crédito ao consumidor que retornar o vasilhame vazio em postos de troca disponibilizados pela companhia.

A reutilização dessas embalagens é um grande desafio para que o segmento de produção e distribuição consiga se tornar mais sustentável. Para isso, a Ambev aposta na economia circular, onde tudo pode ser reciclado e reaproveitado.

Faz tempo que a empresa tenta fazer essa prática de devolução dos vasilhames deslanchar entre seus consumidores. Só a título de comparação, cerca de 95% das latinhas de alumínio das bebidas da marca são recicladas, enquanto a reciclagem das garrafas de vidro de cerveja fica abaixo dos 20%.

Publicidade

“Nossa meta é, até 2025, ter pelo menos 50% da matéria-prima utilizada na produção dos vasilhames vinda de material reciclado”, relatou o vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da companhia, Rodrigo Figueiredo, numa entrevista concedia ao jornal Valor Econômico. Atualmente, esse percentual fica na casa dos 40%.

Até o início dos anos 2000, esse era um hábito relativamente comum. Levava-se as garrafas vazias ao estabelecimento comercial, que realizada a troca por outra cheia, pagando somente o líquido.

Nos dias de hoje, as pessoas não estão mais dispostas a saírem de casa com sacolas cheias de garrafas vazias, o que acaba sendo, de certa maneira, um transtorno. Tampouco querem guardar as garrafas vazias em um canto de casa, esperando trocá-las em algum momento futuro.

Faça parte da comunidade cervejeira que mais cresce no Brasil:

O aplicativo informa o local mais próximo para “trocar” as garrafas de vidro

Nesse ponto, é que o aplicativo entra com as vantagens. Ao utilizar o “app” criado pela Ambev, o consumidor recebe créditos, que podem ser utilizados em pontos de venda dos produtos da marca. A ideia é facilitar, também a devolução desses vasilhames.

Crédito: Divulgação

Basta procurar no aplicativo postos de troca perto de casa mesmo e levá-los para fazer a devolução. Os “vasilhames virtuais” são automaticamente registrados, garantindo o crédito no momento que for realizar a nova compra de bebidas da marca.

Segundo a companhia, a garrafa de vidro é a embalagem mais sustentável que existe, uma vez que ela pode ser reutilizada mais de 26 vezes ao longo do seu tempo de vida útil.

7 Cervejas recomendadas para quem gosta de Heineken

Compartilhe

Gostou de saber dessa notícia? Então, compartilhe com todo mundo que você conhece. Eles também vão gostar de saber.

Mais lidas

6 dicas simples para economizar com o cartão de crédito

5 cervejas recomendadas para quem gosta da Brahma Duplo Malte

Veja 4 receitas saborosas preparadas com sua cerveja favorita

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile