Garrafas long necks

Bares e restaurantes temem a falta de long necks durante o verão

A escassez de vidro vivida atualmente na indústria, tem provocado atrasos na entrega de long necks para barres e restaurantes.

Ainda tentando se recuperar, os bares e restaurantes esperam ansiosos pela chega do próximo verão. Os clientes têm se mostrados mais dispostos a saírem de casa e a vacinação contra o COVID-19 avança bem pelo país, tudo isso traz uma esperança de recuperação no faturamento. Entretanto, a falta de vidro no mercado nacional, pode comprometer essa retomada e os donos dos estabelecimentos se mostram receosos.

Garrafas long neck (Imagem: Unsplash)

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o verão gera um aumento de, aproximadamente, 30% no faturamento dos estabelecimentos situados em cidades com um apelo mais turístico. Em cidades menores, a estação do ano pode levar a dobrar o faturamento.

Publicidade

E esse não é um problema novo. A falta de vidro vem provocando dificuldades aos estabelecimentos desde o ano passado. Contudo, com as vendas reduzidas em razão de bares fechados e menos gente saindo às ruas, era mais fácil achar uma solução para contornar o problema. Em alguns estabelecimentos, a venda de garrafas long necks pode representar até 25% do faturamento mensal.

Falta de investimentos na indústria de vidros impacta as long necks

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), a falta de investimentos na ampliação das indústrias atuais ou entrada de novas fábricas no país, acabou levando à situação atual.

Com a pandemia, as indústrias de vidro se viram forças a reduzir sua produção, em razão da queda de pedidos. Quando a demanda foi retomada, culminou com uma safra histórica na produção de vinhos em 2020.

Mas, esse contratempo tem data para acabar. As duas maiores fabricantes de vidro instaladas por aqui já começaram a expandir suas capacidades de produção. Até 2023, a ampliação ou construção de novas plantas já estarão concluídas.

A líder Ambev possui uma fábrica própria de produção para suas garrafas de vidro e não sofre tanto com essa falta. Hoje, mais de 50% da matéria-prima para produção das suas garrafas vê do programa de reciclagem adotado. Saiba como a Ambev reutiliza sua garrafa de cerveja usada.

Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/12/14/falta-de-vidro-complica-entregas-de-cerveja-long-neck-e-preocupa-os-bares-na-chegada-do-verao.ghtml

Aproveite e compartilhe essa matéria com quem todo mundo:

LEIA MAIS

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile