Estilo Berliner Weisse

Berliner Weisse, a cerveja que Napoleão comparava a champanhe

Segundo uma das versões existentes, o estilo Berliner Weisse é originário da região de Berlim, na Alemanha, como o próprio nome sugere. Acredita-se que tenha sido produzido pela primeira vez no ano de 1572.

Um fato muito interessante, é que o estilo Berliner Weisse ou a cerveja “branca de Berlim”, era chamada por Napoleão Bonaparte como o “Champanhe do Norte”. Como a França sempre teve a fama de produzir bons champanhes e vinhos, o Imperador comparava essa cerveja a um champanhe francês. De certo, por ser produzida por ¾ de cevada e ¼ de trigo, lembra um vinho espumante.

Durante um certo período, esse estilo teve uma leve defumação. Porém, essa defumação não está mais presente atualmente.

Publicidade

Na atualidade, esse estilo tem sido cada vez mais raro na Alemanha. Contudo, ele tem se mantido vivo graças às cervejarias artesanais americanas, que ainda mantém uma produção ativa.

Principais características do estilo Berliner Weisse

O estilo Berliner Weisse é caracterizado por ser uma cerveja de trigo alemã clara, com alta carbonatação, com uma acidez láctica limpa e com baixo teor alcoólico. E claro, é extremamente refrescante.

É possível e aceitável sentir também nesse estilo um leve sabor de massa de pão, proveniente dessa acidez láctica. Um leve toque frutado também está presente, normalmente de limão ou uma maçã azeda. O frutado pode aumentar com o tempo de guarda da cerveja, trazendo uma leve característica floral para o estilo.

O lúpulo nesse estilo não é muito pronunciado, sobressaindo mais essa acidez e refrescância. Além disso, esse estilo possui um baixo teor alcoólico e, também, um baixo amargor. Essa é uma excelente cerveja para se tomar no calor.

Aspectos técnicos do estilo Berliner Weisse

O teor alcoólico de uma cerveja Berliner Weisse é bem baixo. Ele varia de 2,8% a 3,3% de ABV. O seu IBU é também muito baixo. Marca de 3 a 8, em uma escala de amargor que vai de zero até 100. A sua coloração é turva, puxando, normalmente, para um amarelo palha ou pálido.

O estilo Berliner Weisse tem suas características próprias, diferenciando-se bem dos demais estilos, e que realmente merece o título de “Champanhe do Norte” dado por Napoleão.

Compartilhe

Gostou dessa notícia? Então, compartilhe com todo mundo que você conhece. Eles também vão gostar de saber.

Veja também

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile