Brigadeiro gourmet de cerveja

Brigadeiro gourmet de cerveja fácil de fazer

O brigadeiro é uma invenção bem brasileira. É questão de orgulho nacional. Por isso, trouxemos essa receita de brigadeiro gourmet de cerveja para deixar o seu dia mais doce.

Como a cerveja vai ao fogo por bastante tempo, o álcool é todo evaporado. Assim, quem não gosta ou não pode consumir bebida alcoólica vai poder saborear esse maravilhoso doce.

Uma dica importante: dê preferência a um chocolate em pó de boa qualidade, pois assim, você não corre o risco de açucarar o seu brigadeiro.

Ingredientes do brigadeiro gourmet de cerveja

  • leite condensado: 1 (uma) lata
  • creme de leite: 1 (uma) lata
  • chocolate em pó: 3 (três) colheres de sopa
  • leite ninho: 2 (duas) colheres de sopa
  • cerveja: 1 (uma) long neck da sua cerveja de preferência
  • castanha de caju triturada a vontade (para enfeitar)

Modo de Preparo

Castanha de caju
Castanha de caju do Brasil (Imagem de Christos Giakkas no Pixabay)

Primeiramente, pegue uma panela e coloque a cerveja dentro. Leve ao fogo médio e mexa até que o líquido reduza à metade do seu volume. Mexa constantemente, até que o caldo comece a engrossar, atingindo um ponto de calda de caramelo. Apague o fogo e deixe a panela esfriar.

Pegue uma outra panela e coloque dentro o leite condensado e o creme de leite. Misture bem os dois antes de levar a panela para o fogo. Assim que estiver bem misturado, leve ao fogo médio e acrescente o chocolate. Continue mexendo.

Para encorpar a mistura, adicione nesse momento o leite em pó. Então, vá misturando sempre, até que fique bem cremoso. Nesse momento, acrescente a cerveja caramelizada. Volte a mexer bastante.

Veja também:


Assim que começar a engrossar, diminua um pouco o fogo e continue misturando bem, sem parar. Quando o brigadeiro atingir o ponto, ou seja, estiver soltando facilmente do fundo da panela, pode retirar do fogo e colocar numa tigela. Aguarde até que fique bem frio.

Com o auxílio de uma colher, pegue pequenos pedaços da massa e enrole com a mão. Se sentir que está grudando em suas mãos, passa um pouquinho de manteiga nelas para ajudar a soltar.

Por fim, passe as bolinhas na castanha de caju triturada para formar uma cobertura. Arrume os brigadeiros em forminhas previamente montadas.

Pronto! O seu delicioso brigadeiro gourmet de cerveja já pode ser apreciado.

Gostou dessa receita? Então, clique no botão abaixo e compartilhe agora mesmo com quem você conhece:

Voltar para a página inicial

Rolar para cima