Catharina Sour: a cerveja brasileira

O estilo de cerveja Catharina Sour foi o primeiro estilo brasileiro reconhecido internacionalmente

A cerveja Catharina Sour é um estilo de cerveja originário do Brasil, especificamente da região de Santa Catarina. É conhecida por sua acidez equilibrada e sabor adocicado, que a torna uma opção refrescante e fácil de beber.

Crédito: Bhofack2/Canva Pro

A história da Catharina Sour começa com a cervejaria Bierland, localizada em Blumenau, Santa Catarina. Em 2009, a cervejaria lançou a primeira versão da Catharina Sour, chamada de “Gooseberry Sour”. A cerveja foi um sucesso imediato e logo ganhou reconhecimento nacional, como um estilo único e inovador.

Publicidade

A Catharina Sour é feita com uma base de malte pilsen e é fermentada com leveduras específicas, que dão o sabor ácido característico desse estilo. Ela também recebe a adição de frutas tropicais, como goiaba, maracujá e manga, que dão a cerveja seu sabor adocicado e aroma fresco. A graduação alcoólica varia entre 3% e 6%, o que a torna uma opção refrescante e fácil de beber.

A Catharina Sour tem características marcantes

Uma das características mais marcantes da Catharina Sour é a sua acidez equilibrada. A cerveja tem um sabor ácido que é notável, mas não é tão intenso a ponto de ser desagradável. Isso faz com que seja uma opção popular entre aqueles que normalmente não gostam de cervejas ácidas, mas ainda desejam experimentar algo diferente.

Outra característica interessante da Catharina Sour é a sua versatilidade. Ela é uma cerveja muito versátil e pode ser combinada com uma variedade de alimentos. A bebida é perfeita para acompanhar pratos leves e picantes, como comida mexicana ou tailandesa. Também é uma excelente opção para acompanhar frutos do mar e pratos à base de frango.

Faça parte da comunidade cervejeira que mais cresce no Brasil:


A Catharina Sour também é uma cerveja muito flexível quando se trata de temperatura. Ela pode ser servida bem gelada ou somente fria, dependendo do gosto do consumidor. Quando gelada, ela é muito refrescante, enquanto quando fria, ela tem um sabor mais suave e complexo.

A popularidade da Catharina Sour tem crescido rapidamente nos últimos anos e, hoje, é possível encontrá-la em muitas cervejarias em todo o Brasil. Além disso, ela também está começando a ganhar reconhecimento internacional como um estilo de cerveja, já fazendo parte do Beer Judge Certification Program (BJCP).

Veja também

Compartilhe

Compartilhe essa notícia com todos os seus amigos e siga o site Clubedocervejeiro.com nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.

Mais lidas

6 dicas simples para economizar com o cartão de crédito

5 cervejas recomendadas para quem gosta da Brahma Duplo Malte

7 Cervejas recomendadas para quem gosta de Heineken

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile