Cerveja Engorda? Saiba o Que é Mito e Verdade.

6
92
views
Barriga Engorda? Mito e Verdade
Compartilhe esse post com seus amigos

Será Que a Cerveja Engorda Como Muitos Afirmam?

Não é de hoje que ouvimos todo mundo dizer que a cerveja engorda – devido ao lúpulo e malte fermentados – e que ela é a grande responsável pelas barrigas avantajadas e o excesso de peso de muitas pessoas. Mas parando para pensar nesse assunto: será que isso é realmente verdade? Seria a cerveja a vilã e maior responsável pelos quilos a mais que muita gente anda exibindo por aí?

Para jogar um pouco de luz sobre esse dilema e esclarecer melhor essa grande questão da humanidade, fizemos um levantamento com especialistas no assunto (no assunto de saúde e não de cerveja, ok?). Vamos ver isso à luz da ciência então!

Como tudo na vida, moderação é a chave do segredo. A cerveja não engorda, desde que cosumida moderamente. Uma copo de 250ml de cerveja standard (essa mesma cerveja que compramos por aí) possui, em média, 100 calorias. Isso é menor do que o contido num copo (250ml) de suco de maçã, que tem 120 calorias. Também é menos do que um copo (250ml) de leite, com 134 calorias e também bem menos que um potinho (200g) de iogurte (na média, 205 calorias). Mas, se ela possui menos calorias que todos esses produtos citados acima, por que leva toda a culpa por engordarmos? A resposta é: a quantidade que consumimos! Acredito que você não queira tomar cinco copos de leite de uma vez, mas aposto que poderia beber mais do que isso das cervejas que mais gosta. Um trabalho elaborado e publicado por David Williams e Jeremy Philpot na Chemistry in Britain, na Universidade de Wales (texto em inglês), concluiu que uma quantidade moderada de cerveja por dia (cerca de 586ml) pode até fazer parte de uma dieta bem balanceada para redução de peso.


Cerveja Engorda Mesmo?

Fórmula 47

Pesquisadores do Instituto de Nutrição Humana Potsdam Rehbrucke e da Universidade de Ciências Aplicadas Fulda (Alemanha), em parceria com a Universidade de Gotemburgo, na Suécia, acompanharam cerca de 22 mil pessoas durante oito anos para saber ser se a cerveja engorda, monitorando seus hábitos cervejeiros, medindo a circunferência das suas barrigas. Ao final desse período, verificou-se que quem bebia até duas latinhas por dia ganhou peso, sim, mas não necessariamente na região acima da linha da cintura. Descobriu-se que o acúmulo de gordura em determinada região do corpo estava mais ligada a fatores genéticos do que propriamente à bebida. Viu-se que tanto homens que bebiam cerveja como os que não a consumiam ganharam massa gordurosa acima da cintura em proporções iguais. Já as mulheres que gostavam da bebida tiveram um crescimento mais acentuado nos quadris. Resumindo: cerveja não causa barriga.

Mas Afinal: Cerveja Engorda ou Não?

O grande problema a que podemos concluir está no fato do consumo exagerado e também do que comemos para acompanhá-la. A bebida é um bom estimulante de apetite e você, geralmente, a acompanha com petiscos e aperitivos, como amendoins, frituras, ou seja, alimentos gordurosos e com alto teor calórico. Afinal de contas, é muito mais fácil colocar a culpa na bebida fermentada.

Cerveja engorda? Aperitivos engordam.
Aperitivos engordam e podem fazer mal à saúde.

Existe uma quantidade correta que podemos beber sem correr o risco de engordar?

A resposta é: depende. Como existem mais de uma centena de estilos de cervejas e cada uma reserva sua quantidade de calorias, os especialistas recomendam não mais que duas latinhas diárias da bebida para homens e mulheres que a apreciam. Uma boa dica é conferir a quantidade de álcool e carboidratos ela possui (sim, eles também estão presentes na cerveja). Quanto maior for a quantidade de álcool e caboidratos presentes, menor deverá ser a quantidade ingerida. Isso porque o álcool nada mais é do que a fermentação do açúcar e o carboidrato também é açúcar. Sendo assim, quanto mais álcool ou carboidratos, mais calórica é a bebida.

Hoje em dia, muito se tem falado dos benefícios do levedo de cerveja, principalmente como suplemento para quem pratica exercícios físicos. Mas nunca é demais lembrar: “Aprecie com moderação”.

Gostou desse post? Então, compartilhe e nos ajude a divulgar para mais pessoas. Ficaremos muito agradecidos com sua ajuda. 😀

Leia também: Tipos de Cerveja

[usr 5]


Compartilhe esse post com seus amigos
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here