Cerveja Faxe, a Cerveja da Terra dos Vikings

Foi no ano de 1901, na Dinamarca, que a cerveja Faxe foi criada pelo casal Nikoline e Conrad Nielsen, inicialmente com o nome de Fakse Dampbryggeri.

Cerveja Faxe/Divulgação

A partir da década de 1920, a cervejaria passou a se chamar Faxe Bryggeri, passando a fornecer, também, refrigerantes para a Nova Zelândia, Lolland-Falster e boa parte de Copenhague.

A companhia teve grande sucesso nas primeiras décadas de vida. Mas, na década de 1930, a Europa enfrentava um grave problema de escassez de água para consumo da população e isso também atingiu a cervejaria.

Publicidade

Para contornar esse problema, a Faxe a partiu em busca de outras fontes de água para sua cerveja. Para isso, foi realizada a perfuração de um poço com cerca de 80 metros de profundidade.

A iniciativa provou-se correta. No profundo poço perfurado, encontrou-se água calcária filtrada, que passou a ser um grande diferencial da Faxe na produção das suas cervejas.

No ano de 1989, a Faxe Bryggeri uniu-se à Jyske Bryggerier, dando origem à Royal Unibrew, que se transformou na segunda maior cervejaria da Dinamarca.

As cervejas Faxe têm reconhecimento em todo o mundo, muito em razão das suas icônicas latas de um litro e do seu alto teor alcoólico.

Conheça, a seguir, alguns rótulos que a cervejaria Faxe produz para consumo na Dinamarca e exporta para dezenas de países.

Cerveja Faxe Extra Strong

Crédito: Faxe/Divulgação

A cerveja Faxe Extra Strong é também conhecida com Faxe 10%, pois possui teor alcoólico (ABV) de 10%.

Cerveja Faxe Premium

Crédito: Faxe/Divulgação

Essa é uma cerveja do estilo Premium Lager com um teor alcoólico de 5%, contendo um sabor suave. É uma cerveja encorpada, que junta bem o malte e o lúpulo.

A cervejaria lançou, também, uma versão sem álcool, batizada de Faxe Premium 0.0%.

Cerveja Faxe Royal Export

Crédito: Faxe/Divulgação

Essa Premium Lager possui teor alcoólico de 5,6%, com um equilibrado sabor suave e aromático. É a cerveja especial mais vendida na Dinamarca.

Cerveja Faxe Witbier

Crédito: Faxe/Divulgação

Com uma boa cerveja desse estilo belga, a Witbier leva especiarias com o coentro, além da casca de laranja. É uma cerveja não filtrada, leve, e que tem 5% de teor alcoólico.

Cerveja Faxe Amber

Crédito: Faxe/Divulgação

Essa é uma representante do estilo Vienna Lager, com uma doçura característica, malte e amargor evidentes. Possui 5% de ABV.

Veja essa notícia também em Web Story Conheça a História da Cerveja Faxe.

Imagem de capa: Crédito Cervejaria Faxe Bryggeri.

Compartilhe

Gostou dessa notícia? Então, compartilhe com todo mundo que você conhece. Eles também vão gostar!

Veja outros artigos que você pode gostar:

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile