Cerveja India Pale Lager

Cerveja India Pale Lager: um dos tipos de cerveja que você deve provar

O mundo da cerveja possui uma quantidade enorme de estilos, sabores e aromas. Por isso, um dos tipos de cervejas artesanais que vemos com frequência em bares e lojas e que pode ter despertado seu interesse é a cerveja India Pale Lager.

Mas o que exatamente é uma cerveja India Pale Lager? Para simplificar e ficarmos mais íntimos dela, passaremos a nos referir, também, pela sua sigla – IPL.

Como o próprio nome já diz, a IPL pertence à família das Lagers. As lagers são produzidas através de um processo de fermentação lento e frio, com seu fermento se depositando no fundo. Fizemos um Web Story sobre o tipo de cerveja Lager. Veja aqui.

Publicidade

Sendo assim, não há muita diferença entre os métodos usados ​​para produzir uma cerveja India Pale Lager de uma Lager comum. Entretanto, a diferença mais significativa é que a IPL contém uma quantidade bem mais generosa de lúpulo. Esse acréscimo de lúpulo dá à IPL um sabor distinto, um pouco diferente dos outros tipos de lagers.

Veja também

Então, o que é uma cerveja India Pale Lager?

Desse modo, de forma bem resumida, a India Pale Lager é um tipo de cerveja que é fermentada com fermento Lager – ao invés de fermento Ale – em temperaturas baixas, na faixa entre os 10℃ e 12℃. A quantidade de lúpulo que leva é que lhe confere aroma e sabor bem próprios. Seu ABV (teor alcoólico) fica na faixa dos 6,5% e seu IBU é de cerca de 40 (escala de amargor).

Um ponto a se destacar é que a IPL não é considerada, oficialmente, um tipo de cerveja. Isso porque, ela não faz parte das diretrizes do Beer Judge Certification Program (BJCP). Dessa forma, não existe um conjunto bem definido de melhores práticas de fabricação desse tipo cerveja ou ingredientes associados às cervejas IPL. Por isso, para alguns cervejeiros, a IPL é considerada como pertencente ao estilo American India Pale Ale, só que fermentada com levedura Lager.

Gostou? Então compartilhe essa notícia:

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile