Cerveja puro malte, conheça seus 4 principais ingredientes

A cerveja puro malte utiliza apenas cereais maltados na sua receita, como a cevada e o trigo

Apesar da popularidade recente, não é de agora, que as cervejas puro malte são produzidas. As cervejarias artesanais sempre investiram em rótulos que expressassem a pureza da cerveja. Mas, com o crescente interesse das grandes cervejarias, novos opções da bebida começaram a surgir, criando um segmento de cerveja premium.

Se voltarmos no tempo, veremos que a Lei da Pureza Alemã, de 1516, determinava que a cerveja só poderia ser produzida com água, malte e lúpulo. Somente anos depois, é que a levedura passou a fazer parte. Muitas cervejarias citam essa lei nos dias atuais mais como uma forma de promover seus produtos.

Publicidade

O que é uma cerveja puro malte?

Falando de forma direta, para ser considerada como uma cerveja puro malte, ela tem que possuir apenas água, lúpulo, malte e fermento (levedura) como seus componentes. Não deve possuir cereais não maltados – como milho e arroz, por exemplo – ou outros adjuntos na sua receita.

Você viu? 4 Erros básicos que você não pode cometer com a cerveja

A legislação brasileira autoriza que as cervejas possuam até 45% de cereais não maltados. Isso ajuda a baratear o custo de produção em grande escala. Se comparado ao malte, os principais cereais não maltados utilizados pela indústria cervejeira local (milho e arroz) são bem mais baratos.

Cerveja puro malte tem uma qualidade melhor?

Não necessariamente. Cada caso é um caso. O fato de uma cerveja ser produzida somente com cereais maltados, não significa que ela é melhor do que aquelas que utilizam adjuntos. Há ótimas rótulos de cervejarias famosas que utilizam cereais não maltados, que são tão bons quanto uma cerveja puro malte.

Comparada às cervejas mainstream, ou seja, as cervejas mais populares que as grandes cervejarias produzem, a cerveja puro malte tem aromas e sabores mais abundantes. Em razão do malte 100% puro, elas apresentam um amargor maior do que as cervejas que utilizam adjuntos cervejeiros.

Vejamos, agora, os ingredientes que que compõem essa cerveja tão badalada nos dias de hoje.

Faça parte da comunidade cervejeira que mais cresce no Brasil:


Principais ingredientes de uma cerveja puro malte

Água

Analisando os componentes de qualquer cerveja, a água é o ingrediente mais abundante. Uma cerveja possui cerca de 90% de água em sua composição. E essa maior proporção em relação aos demais ingredientes faz com que a sua qualidade influencie diretamente na sua produção.

Os sais minerais presentes na água utilizada na fabricação da cerveja podem levar a uma bebida mais suave ou mais amarga. O cálcio presente na água beneficia as leveduras, já que favorece o seu metabolismo.

Malte

O malte, principal responsável pela “mística” das cervejas puro malte, pode ser produzido a partir do grão da cevada, trigo, aveia e centeio, por exemplo. O mais utilizado acaba sendo o grão de cevada.

O grão passa por um processo chamado malteação. Nesse ponto, os grãos são umedecidos e induzidos a germinarem. Quando o broto começa a nascer, esse processo é interrompido e o grão é posto para secar, para depois ser torrado.

A temperatura da torra vai depender do estilo da cerveja a ser produzida. Quando falamos das Pilsen, é utilizada uma temperatura mais baixa, onde o malte fica com características mais suaves e adocicadas. Nas cervejas escuras, a temperatura da torra é maior, onde o malte acaba ficando com um sabor mais caramelizado, entre outros sabores.

Lúpulo

O lúpulo é uma flor. Ele é responsável por dar o amargor característico da cerveja e sua refrescância. Tem, também, um papel importante no equilíbrio da doçura do malte, na formação da espuma e na aparência límpida da cerveja.

Há uma variedade enorme de tipos de lúpulo. No Brasil, destacam-se cinco tipos de lúpulos como os mais usados pelas cervejarias:

  • Mantiqueira – um lúpulo nacional. Seu nome é uma homenagem à sua região de origem.
  • Northern Brewer – é muito cultivado no Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos.
  • Citra – é o lúpulo usado na famosa cerveja India Pale Ale (IPA).
  • Brewer’s Gold – esse lúpulo americano é reconhecido pelo seu sabor marcante e forte.
  • SaaZ – originário da República Tcheca (agora chamada de Chéquia) é o lúpulo da verdadeira cerveja Pilsen.

Veja também: 7 Cervejas recomendadas para quem gosta de Heineken

Levedura

Mesmo antes da sua descoberta, as leveduras sempre estivem presentes na produção da cerveja. Elas são as responsáveis por transformar o açúcar obtido do malte em álcool e gás carbônico. São as responsáveis pela classificação das duas principais famílias cervejeiras – Ale e Lager.

As cervejas da família Ale utilizam leveduras de alta fermentação, isto é, elas trabalham na parte de cima do tanque de fermentação. Já as leveduras da família Lager, são leveduras de baixa fermentação, ou seja, fazem seu trabalho no fundo do tanque fermentador.

Saiba mais: Entenda (definitivamente) a diferença entre cerveja Lager e Ale

Cervejas puro malte brasileiras

Veja, abaixo, algumas marcas de cerveja puro malte que você encontra em supermercados e lojas especializadas:

  • Cerveja Heineken
  • Bohemia Puro Malte
  • Eisenbahn Pilsen
  • Therezópolis Gold Premium Lager
  • Skol Puro Malte
  • Stella Artois
  • Brahma Extra Lager
  • Serramalte
  • Império Gold

Imagem da capa: JitkaZadrobilkova/Pixabay 

Compartilhe

Compartilhe essa notícia com todos os seus amigos e siga o site Clubedocervejeiro.com nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.

Leia também

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile