Cerveja puro malte

Cerveja puro malte, quais as diferenças?

Que a cerveja puro malte é bem diferente da comum e muitos a consideram muito melhor, é algo que nem precisamos discutir!

Copo de cerveja puro malte (Crédito: Monica di Loxley/Unsplash)

Conforme temos visto ultimamente, diversas marcas já têm investido no mercado de cervejas puro malte aqui no Brasil, algumas até mesmo criando cervejas com mais de um tipo de malte.

O grande diferencial para quem procura entender o porque essa cerveja é tão gostosa, é que ela possui 100% de malte de cevada, diferente das outras que possuem até 45% de adjuntos!

Publicidade

Mas o que é o malte? O malte é o resultado da cevada submergido em água, germinado e depois é interrompida essa germinação. O grão é tostado dessa forma, criando o malte.

Entretanto, dependendo da forma que é feito, outros tipos de malte podem surgir, tendo grãos mais ácidos, com mais cor, aroma diferente e até mesmo teor alcoólico mais alto.

Principais diferenças

Algo que muitos erram no momento que vão falar da cerveja puro malte é que a mesma sempre deve ser Pilsen, o que não é verdade.

Em sua grande maioria, as cervejas puro malte, são sim Pilsen, mas isso não é uma regra. A única regra utilizada para essa cerveja, é que ela deve ser feita de 100% de malte.

Algo que você não deve levar como regra para as cervejas puro malte é que elas nem sempre vão ser melhores do que as outras cervejas.

Isso porque o que confere a uma cerveja qualidade não é apenas o malte, mas também todos os outros ingredientes, além de todo o processo de fabricação da cerveja!

Cada marca de cerveja possui a sua diferença com relação a linha de cervejas puro malte. Mas algo que podemos destacar no Brasil é a estratégia de vendas.

Muitos não percebem isso, mas uma das grandes diferenças é com relação ao marketing. Os brasileiros veem com olhos muito melhores a cerveja puro malte.

Em alguns casos, até mesmo encarando essa com mais qualidade, o que não é verdade. As cervejas comuns também possuem grande qualidade, podendo ser ainda melhor.

O que são adjuntos?

Se você chegou até aqui, com certeza se perguntou o que é adjunto. Esse tipo de ingrediente está presente em praticamente todas as outras cervejas que não sejam puro malte.

Diversas fábricas de cervejas ao redor do mundo utilizam outros cereais para deixar as suas cervejas mais baratas para os consumidores. Entre os principais cereais podemos encontrar:

  • Milho
  • Arroz
  • Aveia
  • Centeio

Mas não se engane achando que a única função desse tipo de cereal na cerveja é deixar ainda mais barata. A verdade é que muitas fábricas utilizam esses ingredientes para equilibrar o sabor da cerveja.

Cada cereal traz um sabor diferente para a cerveja. Assim, temos uma grande diversidade de sabores ao redor de todo o mundo!

Crédito: Lutz Wernitz/Unsplash

Puro malte ou pilsen?

A verdade é que tudo depende do paladar. Não podemos dizer que uma é mais saborosa que a outra! Cada cerveja possui sua particularidade diferente, seu teor alcoólico diferente, sua cor mais encorpada, chegando, assim, em tantas variedades.

Veja também:


Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile