Cervejaria de Amparo ganha medalha de ouro com cerveja IPA em competição de cerveja na Europa

Além de conquistar medalha de ouro com a Session IPA, a Ashby conquistou medalha de ouro com a British Strong Ale e prata com a Ashby Weiss e a Ashby Pilsen Café e Cacau no European Beer Challenge

Foi no ano de 1993 que o físico americano Scott Ashby decidiu criar a primeira micro cervejaria do país na região de Amparo, São Paulo. O objetivo era proporcionar aos brasileiros a oportunidade de conhecer melhor o vasto universo das cervejas especiais. Sendo assim, naquele ano, foi criada a cervejaria Ashby. Nesses 30 anos de estrada, o portfólio da marca foi aumentando com novas receitas e rótulos que se consagraram no meio cervejeiro e até mesmo fora do país.

Cervejaria Ashby

Tanto que a marca coleciona diversos prêmios em concursos internacionais, e acaba de conquistar mais um feito: pela primeira vez, uma cerveja do estilo IPA da Ashby conquistou um prêmio internacional. A Ashby Session IPA conquistou medalha de ouro no European Beer Challenge deste ano. O concurso é a competição de cerveja mais importante da Europa, e acontece anualmente em Londres.

Cervejarias de todos os países participam do concurso que tem como objetivo selecionar as melhores cervejas produzidas ao redor do mundo. A competição é feita através da avaliação de uma equipe de jurados formada pelos principais compradores de cerveja da Europa. Eles participam de uma degustação às cegas, onde a aparência, o sabor e o aroma são avaliados.

Após as avaliações, as cervejas que receberem as melhores notas são contempladas com medalhas de bronze, prata e ouro. Além da Ashby conquistar medalha de ouro com a sua Session IPA, a cervejaria também foi contemplada com outra medalha de ouro com sua British Strong Ale pelo segundo ano consecutivo no mesmo concurso. Considerada uma cerveja tipicamente inglesa, ela é feita com quatro tipos de maltes e lúpulos aromáticos.

Já a Ashby Weiss, feita com maltes de trigo e de cevada e com notas de cravo e banana, levou medalha de prata no European Beer Challenge 2023. A cerveja já tinha sido premiada na edição do concurso que aconteceu no ano passado, além de já ter em seu currículo outras seis medalhas conquistas em diferentes premiações cervejeiras.

Faça parte da comunidade cervejeira que mais cresce no Brasil:


A Ashby Pilsen Café e Cacau também conquistou medalha de prata na premiação deste ano. Com aromas e sabores de Café e Cacau, é uma cerveja de corpo leve e que combina perfeitamente com o outono e o inverno.

“Pela primeira vez ao longo desses 30 anos de história uma cerveja IPA que faz parte do nosso portfólio foi premiada, então é um presente especial que veio justamente no momento em que vamos completar três décadas de muita dedicação e esforço em mostrar para o Brasil e para o mundo que nós produzimos cervejas de qualidade. Além disso, conseguimos conquistar mais três medalhas no concurso de cerveja mais importante da Europa, então só temos que agradecer nossa equipe e consumidores por essa conquista”, afirma Scott Ashby, criador da cervejaria Ashby.

Sobre a Ashby

Cervejas Ashby

Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade de Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, formado em Física, apaixonado por cervejas, ingressou no curso de Mestre Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 90% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso a Ashby escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.

Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.

Texto produzido por Renato Lopes Aranha ([email protected])

Compartilhe

Compartilhe essa notícia com todos os seus amigos e siga o site Clubedocervejeiro.com nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.

Mais lidas

Chopp Brahma lata de 350ml Chopp Brahma agora também está disponível em lata. Confira

Máquina de cartão de crédito 6 dicas simples para economizar com o cartão de crédito

Garrafa long neck de Heineken 7 Cervejas recomendadas para quem gosta de Heineken

Leia também

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.