Cervejaria Pravda empenhada no esforço de guerra

Cervejaria Pravda se junta ao esforço de guerra na Ucrânia

Atendendo ao pedido do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a cervejeria Pravda se junta ao esforço desesperado de resistência contra a invasão do país.

A Cervejaria Pravda, localizada na cidade de Lviv, na Ucrânia, está produzindo coquetéis molotov com suas garrafas. O objetivo é resistir a invasão que o país vem sofrendo por parte da Rússia, desde a última quinta-feira (24).

A Pravda iniciou suas atividades em 2014, como uma forma de protesto contra a anexação da Crimeia pelos russos – esse território pertencia a Ucrânia. Dentre as cervejas produzidas, está a “Putin Huilo” (algo como “Putin Idiota”, numa tradução livre do idioma russo para o português). A cerveja é uma Golden Ale com 8% de graduação alcoólica e 27 IBUs de amargor.

Publicidade

O nome dessa cerveja é inspirado em um cântico entoado pelos torcedores do time Metalist Kharkiv no estádio. Essa frase acabou sendo muito propagada no país pelos que defendem a soberania do território ucraniano.

O rótulo da cerveja estampa a foto do presidente russo Vladimir Putin como um chefe de máfia russa, tatuado e sentado em um trono. No rótulo, escrito em inglês, há também a história da anexação da Crimeia. A cerveja é fabricada em uma garrafa estilo champanhe.

Rótulo da cerveja Putin Huilo/Reprodução/Internet

E é justamente essa garrafa que está sendo utilizada pela Pravda para construir os artefatos explosivos. O objetivo é que eles sejam utilizados por grupos civis de autodefesa, para tentar conter os invasores.

“Neste momento, ninguém está bebendo muita cerveja por causa da guerra, então decidimos usar as garrafas para fazer Molotovs”, disse Juri Zastavniy, gerente do Pravda. “Como uma cervejaria, temos acesso a um grande número de garrafas, e também sabemos lidar com materiais, e geralmente manter tudo limpo e seguro”, concluiu. Ainda, segundo ele, o formato da garrafa é ideal para a confecção desse tipo de artefato.

Colabores da Pravda empenhados na defesa do país

No domingo (27), a equipe da cervejaria estava produzindo centenas dos coquetéis em um canto do pátio. A Pravda fica em um antigo bairro industrial, nos arredores de Lviv.

Outras cervejarias também estão doando garrafas para que a Pravda produza mais coquetéis desse tipo.


Fonte: https://www.telegraph.co.uk/world-news/2022/02/27/craft-beer-molotov-cocktails-ukrainian-brewery-joins-war-effort/

Imagem de capa: Canva Pro

Veja também

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile