Profissão cervejeiro

Cervejeiro: transforme sua paixão na sua profissão

Sabia que um cervejeiro pode transformar a sua paixão pela bebida em profissão? Pode parecer um sonho, mas que é totalmente possível de se tornar real. Afinal, com o mercado de cervejarias artesanais em expansão, as oportunidades estão aumentando cada dia mais. Além disso, aqueles que desejam criar os seus próprios rótulos podem ousar e entrar nesse delicioso mercado.

Bastante acostumado às cervejas tradicionais, o brasileiro tem descoberto o prazer de degustar aquelas que são especiais e artesanais. Elas abriram, então, um nicho incrível no mercado para empreendedores e profissionais que sempre sonharam em juntar o útil ao agradável.

Por isso, se você é um cervejeiro apaixonado e sonha em ser um profissional da área, vamos te mostrar como ter um emprego ou ser um empreendedor da área que ama. Entenda então o que é um mestre cervejeiro e um sommelier de cerveja. Boa leitura

Publicidade

Conheça as características de um mestre cervejeiro

Para quem sonha em ser um mestre cervejeiro, é necessário que você domine todo o processo produtivo da bebida. Portanto, é importante entender desde a elaboração de novas formulações até a sua fabricação. Além de conhecer também sobre controle de qualidade e distribuição do produto final.

Atualmente não há uma formação em mestre cervejeiro. É a paixão da bebida que faz uma pessoa ter curiosidade de aprender todo o processo. Porém, as formações mais comuns para ter um emprego nessa profissão é nas áreas de engenharia de alimentos, química e produção, biologia, química ou agronomia.

Isso porque ser um mestre cervejeiro exige que o profissional tenha conhecimentos técnicos sobre microbiologia, bioquímica e analítica. Afinal, somente assim é possível assegurar a qualidade de uma cerveja fabricada.

As funções desse cargo incluem supervisionar a produção e coordenar equipes. Sendo assim, o profissional precisa ter conhecimentos de administração, gerenciamento, liderança e planejamento estratégico.

O salário é bastante compensador, uma vez que ser um mestre cervejeiro exige esforço e dedicação. A remuneração está na casa dos cinco dígitos.


Sobre a profissão sommelier de cervejas

Outra profissão muito requisitada é ser sommelier de cervejas. Porém, é preciso que você goste de se comunicar e fale um segundo idioma. Afinal, a principal função é a interação com o consumidor final. Portanto, a venda de cervejas vai para diferentes públicos, podendo ser dentro ou fora do país.

O preparo para assumir essa função é de ensino médio e um curso de qualificação específica. Dessa forma, o sommelier de cerveja pode atuar em cervejarias, importadoras, bares, restaurantes, empórios, hotéis e mercados.

Um bom sommelier de cerveja precisa estar apto para reconhecer as características específicas de cada tipo de cerveja. Além de saber dar recomendações sobre harmonização, sugestão ao cliente de compra ou consumo.

Apesar da carreira ser nova, ela é bastante promissora e está em alta no país. Afinal, o público que aprecia uma boa cerveja especial tem crescido consideravelmente.

Qual das profissões escolher?

Conseguiu perceber as diferenças entre um mestre cervejeiro e um sommelier de cervejas? O primeiro tem a responsabilidade de cuidar de todas as etapas de produção da cerveja e o segundo é encarregado pela comunicação e venda.

Agora que você já sabe a diferença entres essas profissões, qual você vai escolher?

Compartilhe

Gostou? Então, compartilhe com todo mundo.

Veja também:

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile