Diferenças entre chopp cerveja

Chopp ou cerveja: conheça as diferenças

Hoje, vamos esclarecer uma dúvida muito comum de quem aprecia uma boa cerveja. Qual a diferença entre a cerveja e o chopp?

Para isso, vamos voltar até o ponto em que a cerveja ainda está em produção. Se você quiser saber um pouco mais sobre as etapas de fabricação de cerveja, dá uma olhada nesse post aqui.

No momento em que a bebida ainda está sendo produzida na cervejaria, ela é direcionada para tanques, onde irá fermentar. Depois disso, ela seguirá para o processo de maturação, seguindo seu caminho até a etapa de envase.

Publicidade

Nesse ponto, já temos a cerveja pronta. Não há uma diferenciação do que é cerveja “normal” e do que é chopp. A cervejaria destinará uma parte do líquido para ser armazenado em garrafas, outra parte em latas e uma outra parte em barris. Como você pode notar, até esse ponto, não há diferença entre o líquido da cerveja e do chopp.

Pasteurização – uma das diferenças entre a cerveja e o chopp

As garrafas, passam por um processo de pasteurização, com o objetivo de estabilizar o produto. Assim, sua vida útil (prazo de validade) é aumentada para poder permanecer mais tempo nas prateleiras das lojas e de supermercados. Desse modo, o consumidor pode comprar essa cerveja meses depois dela ter sido produzida e ela ainda estará como sabor e aroma ideias para o consumo.

A cerveja que foi para o barril não passa pelo processo de pasteurização. Ela segue direto para ser consumida, ou por estabelecimentos que irão comercializá-la, ou por consumidores diretos.

Os barris são conservados em câmara fria, para que a cerveja tenha uma maior estabilidade e não estrague. Ao chegar no ponto de consumo, o barril é engatado para que se inicie o serviço.

O serviço consiste, a saber, no ato de extrair a cerveja de dentro do barril. Ela irá percorrer toda a linha do chopp, pela serpentina da chopeira, até sair gelada na torneira.

Adição de CO2 para servir o chopp

Conectado ao barril, há um cilindro de CO2 (dióxido de carbono). Ele é o responsável por “empurrar” a cerveja por toda a linha da chopeira, até sair gelada no copo.

Depois que o barril foi engatado, ele precisa ser consumido rapidamente. Uma vez que essa cerveja não foi pasteurizada e teve contato com o dióxido de carbono, sua vida útil reduz bastante.

Se essa cerveja demorar a ser consumida, ela pode sofrer um off-flavor (defeito) chamado de oxidação. Caso você quiser saber mais sobre os defeitos que podem acontecer com a cerveja, sugiro que leia esse outro post.

Portanto, a diferença entre o chopp e a cerveja, é que o chopp não passa pela etapa de pasteurização na cervejaria e tem CO2 adicionado ao barril.

Outras postagens que você também pode gostar

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile