Clausthaler, a marca de cerveja sem álcool mais antiga do mundo

A Clausthaler desenvolveu um processo inovador, que evita a formação do álcool

A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas em todo o mundo. Acredita-se que a bebida já é conhecida e produzida pelos humanos há cerca de 9.000 anos. Algumas estimativas sugerem que ela possa ser ainda mais antiga.

Alguns estudiosos presumem que sua descoberta se deu de forma acidental. A fermentação espontânea de cereais estocados que entraram em contato com a água da chuva, pode ter produzido a primeira cerveja.

Publicidade

Achados arqueológicos encontrados na China, dão conta que que a bebida já era fabricada por lá há, aproximadamente, 7.000 a.C. Outros achados arqueológicos relacionados à Mesopotâmia, atual Iraque, trazem registros da bebida a 3.000 a.C.

Entretanto, a história da cerveja sem álcool é bem mais recente, com pouco mais de cem anos. As primeiras versões de cerveja sem álcool foram produzidas durante a vigência da Lei Seca nos Estados Unidos.

A lei, que vigorou entre os anos de 1919 e 1933, determinava que as cervejas produzidas e comercializas em território americano não podiam ter mais de 0,5% de teor alcoólico.

As próprias cervejarias que produziam a cerveja comum, passaram a produzir uma versão sem álcool das suas bebidas. A cerveja era produzida com álcool, que depois era removido após a fermentação por diálise ou método de osmose reversa.

Até então, não existia uma marca dedicada à cerveja zero álcool. Somente na década de 1970 é que foi lançada a primeira marca desenvolvida especialmente como uma cerveja sem álcool. Entre tentativas e erros, o conceito demorou vários anos para ser concluído.

Faça parte da comunidade cervejeira que mais cresce no Brasil:


Clausthaler, a primeira marca de cerveja sem álcool do mundo

Crédito: Clausthaler/Divulgação

A Cervejaria Binding-Brauerei, da Alemanha, começou o desenvolvimento da sua cerveja sém álcool no ano de 1972. E em 1979, finalmente lançou a Clausthaler, a primeira marcar do mundo dedicado à cerveja sem álcool.

Tanto tempo acabou sem recompensado com a criação de uma cerveja com o sabor rico de uma cerveja tradicional, mas com um reduzido teor alcoólico. A Clausthaler possui somente 0,45% ABV.

Para desenvolver o produto, a cervejaria precisou criar uma solução inovadora, a qual batizou de Fermentação Controlada da Clausthaler. Nesse processo, a fermentação era interrompida em determinado ponto, antes que as leveduras gerassem o álcool.

A cerveja sem álcool Clausthaler rapidamente fez sucesso, principalmente entre os trabalhadores alemães, que agora podiam beber uma cerveja na hora do almoço, sem ter sua produtividade reduzida pelos efeitos do álcool.

No mundo todo, a procura por cerveja sem álcool vem crescendo a cada ano. O mercado movimenta bilhões de dólares em vendas, principalmente entre o público que quer um estilo de vida sem o consumo de álcool.

Veja também

Compartilhe

Compartilhe essa notícia com todos os seus amigos e siga o site Clubedocervejeiro.com nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.

Mais lidas

6 dicas simples para economizar com o cartão de crédito

5 cervejas recomendadas para quem gosta da Brahma Duplo Malte

7 Cervejas recomendadas para quem gosta de Heineken

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile