Conheça 5 destinos no Brasil para quem quer viajar seguindo a rota da cerveja

Listamos cinco cidades que se destacam por sua tradição cervejeira para você viajar e conhecer

O brasileiro é apaixonado por cerveja. A bebida está presente em diversas ocasiões da sua vida. Não à toa, o Brasil é o terceiro país que mais consome e produz a cerveja no mundo. É comum vermos uma cervejaria artesanal brasileira recebendo alguma premiação.

Por isso, algumas cidades têm tradição na produção da cerveja artesanal. Marcas conhecidas, como a cerveja Eisenbahn – que hoje faz parte do Grupo Heineken –, nasceram justamente em cidades reconhecidamente com uma forte tradição cervejeira.

Publicidade

O apreço e a admiração do brasileiro por uma breja são tantos, que foi editado um Decreto Presidencial concedendo o título de Capital Nacional da Cerveja para uma das cidades que veremos logo abaixo, nesse texto.

E para um cervejeiro de carteirinha, não há coisa melhor que planejar uma viagem onde se possa degustar uma boa cerveja. Há pacotes de viagem que incluem no seu roteiro pontos turísticos que contam a história da bebida e como são produzidas.

Há diversas cervejarias que oferecem um tour cervejeiro por suas dependências. E, geralmente, são viagens baratas, ótimas opções para passeios rápidos nas férias. Veja agora, algumas sugestões para você viajar e conhecer.

5 destinos no Brasil para quem quer viajar seguindo a rota da cerveja

Blumenau, Santa Catarina

No dia 9 de março de 2017, em uma cerimônia oficial realizada no Palácio do Planalto, foi assinado o Projeto de Lei 29/2016, concedendo o título de Capital Nacional da Cerveja para a cidade de Blumenau.

Esse foi um reconhecimento pela enorme contribuição que a cidade, que faz parte do Vale da Cerveja juntamente com os municípios de Pomerode, Indaial, Timbó e Gaspar, deu para a cultura da cerveja artesanal do país.

Em Blumenau, estão instaladas algumas das cervejarias artesanais mais premiadas do Brasil, como a Cerveja Blumenau e a Eisenbahn, só para citar duas. Além disso, ela é palco de um dos maiores festivais de cerveja do país – a Oktoberfest.

Você não pode deixar de fazer a Rota da Cerveja, um passeio que conta com tours guiados por cervejarias da região, museus temáticos, além de restaurantes com menus preparados com harmonizações e degustações. Será uma experiência única para quem viajar até aqui.

Faça parte da comunidade cervejeira que mais cresce no Brasil:


Curitiba, Paraná

Em agosto de 2017, a Câmara Municipal da cidade concedeu o título de Capital da Cerveja Artesanal para Curitiba. A cidade faz parte, definitivamente, do cenário cultural da cervejaria artesanal brasileira.

Curitiba é um polo de produção de cerveja artesanal, abrigando diversas marcas premiadas. As cervejarias deixam suas instalações abertas à visitação. Algumas contam com bar próprio, onde o visitante pode degustar a produção fresca, saída diretamente da fábrica.

Para quem é amante da cerveja artesanal, dois destinos são obrigatórios na cidade. O primeiro é a Asgard Cervejaria, fundada em 2002, que foca na produção de cerveja puro malte. Em 2010, inaugurou o Asgard Pub, com estilo viking.

O segundo destino é a cervejaria Bodebrown, que já foi eleita a Melhor Cervejaria de médio porte no concurso Brasil Beer Cup. A banda de rock Iron Maiden escolheu a Bodebrown para lançar sua cerveja oficial, a Trooper.

Campos do Jordão, São Paulo

A cidade é considerada a Suíça brasileira. Entretanto, engana-se quem pensa que Campos do Jordão só tem atrações para serem feitas no inverno. Afinal de contas, qualquer época do ano é boa para viajar e apreciar uma cerveja.

Entre suas atrações gastronômicas, está a cervejaria Baden Baden, marca que integra o portfólio do Grupo Heineken do Brasil. Ela oferece um tour guiado em sua fábrica, com duração de cerca de uma hora, além de possuir um bar incrível também na cidade.

Outro ponto turístico para quem quer viajar a Campos do Jordão é o Parque da Cerveja. Além de degustar as cervejas produzidas no local, o visitante ainda pode ir até o mirante, situado a mais de 1.660 metros de altitude, e apreciar a vista das montanhas.

Ribeirão Preto, São Paulo

A riqueza do interior de São Paulo também reflete em sua produção de cerveja. E Ribeirão Preto é um dos polos centrais de produção de cerveja do estado. No passado, era conhecida como a Terra do Chopp – eu sei, a grafia correta é chope.

Entre as muitas opções de cervejaria artesanal que há por lá, a mais conhecida é a Cervejaria Colorado, uma marca da Ambev. A Toca do Urso é o bar oficial da marca e fica localizado junto à fábrica. Ponto de parada obrigatório para quem vai viajar até a cidade.

Outro marco icônico da cidade é a Choperia Pinguim. Instalada em um imponente prédio do Centro, há mais de oitenta anos serve seus chopes aos frequentadores.

Petrópolis, Rio de Janeiro

Localizada na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, a cidade de Petrópolis tem um Circuito Cervejeiro que leva os visitantes a conhecerem os bastidores da produção de cerveja em fábricas de cervejarias conhecidas.

A Cidade Imperial é o local de fundação da primeira cervejaria brasileira, a Bohemia, criada em 1853. O Museu da Bohemia, que funciona no prédio da antiga fábrica, leva o visitante a viajar fundo na história da bebida, imerso em um ambiente temático e interativo.

O Grupo Petrópolis, proprietário da Cervejaria Itaipava e a Cervejaria Brewpoint também têm opções de tour com visitação guiada. O agendamento prévio é necessário.

Na cidade também acontece a Bauernfest. Essa festa, que acontece há mais de três décadas, homenageia a cultura e tradição alemãs, com suas comidas típicas e muita cerveja.

Foto: Canva Pro

Compartilhe

Compartilhe essa notícia com todos os seus amigos e siga o site Clubedocervejeiro.com nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.

Mais lidas

6 dicas simples para economizar com o cartão de crédito

5 cervejas recomendadas para quem gosta da Brahma Duplo Malte

7 Cervejas recomendadas para quem gosta de Heineken

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile