Conheça a história da centenária cerveja Paulaner

Paulaner é uma cervejaria alemã centenária, nascida em um monastério, que se mantém fiel à sua qualidade até os dias de hoje

O início da Paulaner remonta ao século 17, mais precisamente na cidade de Munique, na Alemanha. Seu nome é oriundo de uma ordem religiosa da Igreja Católica, a Ordem dos Mínimos (em alemão, Paulaner Orden). Paulaner significa “de Paula”, isto é, da ordem dos monges de São Francisco de Paula. É por isso que a logo da cervejaria é a figura do santo.

No começo, sua produção era feita dentro do monastério, apenas para consumo próprio. Diz a história que durante a quaresma, os monges não podiam se alimentar com alimentos sólidos. De segunda a sábado, havia a restrição de ingerir alimentos sólidos, mas podia-se ingerir líquidos. E a Paulaner Salvator – a primeira cerveja criada por eles – era a cerveja que bebiam para se sentirem alimentados. Era considera o “pão líquido” pelos monges. Uma dieta que, no fim das contas, não era tão mal assim.

Desde o seu início, as cervejas Paulaner sempre seguiram a Lei da Pureza Alemã. E assim como todas as cervejas de procedência alemã, elas são feitas com os quatro ingredientes básicos da cerveja: água, malte, lúpulo e levedura. Como usa todos os ingredientes naturais, seu padrão de qualidade fica sempre assegurado.

As cervejas da marca utilizam os maltes da região de Munique. Os seus lúpulos são provenientes da região de Hallertau. A expertise dos mestres cervejeiros da Paulaner é reconhecida mundialmente. Eles inclusive já auxiliaram na formação de outros mestres cervejeiros de diversas cervejarias. Sem dúvida alguma, é uma cerveja com uma enorme tradição e uma história muito rica e interessante.

A evolução da Paulaner

Ao longo do tempo, a produção foi aumentada para atender a uma demanda externa às paredes do monastério. No ano de 1799 a Abadia de Kloster foi transformada em uma prisão e sua cervejaria foi vendia ao mestre cervejeiro Franz Xaver Zacherl, que continuou a tradição da antiga cerveja dos monges. Na atualidade, o Grupo Paulaner tem cervejarias espalhadas por diversas cidades alemães e seu controle acionário está nas mãos do grupo Brau Holding International e da Heineken.

Viu isso? As 5 cervejas mais antigas do mundo ainda em fabricação

O portfólio da Paulaner conta com mais de quinze rótulos, com os mais variados estilos de cerveja. A sua cerveja do estilo Munchner Hell é considerada a mais vendida do mundo nesse estilo cervejeiro. Ela é uma das seis cervejarias que podem fornecer cerveja para a Oktoberfest de Munique.

Para isso, ela produz uma cerveja exclusiva para festividade: a Paulaner Oktoberfest. Ela é servida aos visitantes no famoso copo alemã Mass, que comporta impressionantes 1,069 litros de cerveja.

Copo de cerveja Mass/Pixabay

Abaixo, vamos ver algumas características de três rótulos que a marca produz.

Paulaner Salvator

O primeiro rótulo a ser produzido. É uma cerveja de baixa fermentação e que tem o maior extrato primitivo. Em razão disso, consegue desenvolver um pouco mais de álcool, carregando os nutrientes dos grãos usados na sua fabricação. Pertence ao estilo Doppelbock de malte de cevada e tem um teor alcoólico elevado de 7,9%.

Confira ainda: Brasil dá show e leva 43 medalhas na Copa Cervezas de America 2022

Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrub

É o carro chefe da marca. É uma cerveja de trigo do estilo Weissbier, possui uma coloração amarelo turvo (opaca) por não ser filtrada e conta com uma boa cremosidade. Ela recebe leveduras tanto de alta e uma certa quantidade de levedura de baixa fermentação para equilibrar seus sabores.

Paulaner Hefe-Weiss Dunkel

Essa é uma versão da Paulaner Naturtrub, só que leva um blend de maltes claros e escuros torrados. Como é feita somente com ingredientes naturais, sua cor escura advém do seu malte. É elaborada com 60% de trigo e possui 5,5% de teor alcoólico.

Imagem de capa: Pixabay

Leia também: Conheça o surpreendente estilo de cerveja Cold IPA

Faça parte da comunidade cervejeira que mais cresce no Brasil:


Compartilhe

Gostou dessa notícia? Então, compartilhe com todo mundo que você conhece. Eles também vão gostar de saber.

Veja também

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.