Estilo de cerveja Vienna Lager

Conheça a história do estilo de cerveja Vienna Lager

As cervejas do tipo Vienna Lager têm um equilíbrio entre o malte e o amargor trazido pelo lúpulo. Além disso, possuem carbonatação moderada e coloração âmbar/cobre brilhante e translúcida. Seu teor alcoólico se situa entre 4,7% e 5,5% ABV.

Mas, segundo a história contada, por volta das décadas de 1820 e 1830, Anton Dreher, proprietário da Brauhaus zu Klein-Schwechat, na Áustria, junto com seu amigo e colega cervejeiro, Gabriel Sedlmayr, fizeram um tour cervejeiro pela Europa.

Eles pararam em cervejarias de diversos países do continente europeu, mas passaram a maior parte do tempo na Grã-Bretanha, provando as cervejas locais.

Publicidade

Conforme as cervejas estavam começando, todo mundo estava olhando para a Grã-Bretanha. Naquela época, a tecnologia de fabricação de cerveja britânica era a mais desenvolvida.

A história é que eles iam a essas cervejarias com um pedaço de cana ou bambu oco, com a qual roubavam amostras das cervejas em preparo, para que pudessem trazê-los de volta à Alemanha, a fim de estudarem.

Além de roubar mosto, a dupla aprendeu a usar as tecnologias que ainda não haviam chegado à Europa Central. O domínio de técnicas como o resfriamento do mosto quente para trazê-lo rapidamente à temperatura adequada para as leveduras e, também, como higienizar melhor o equipamento foram aprendidas em suas viagens.

Mas a verdadeira mudança que Dreher implementou foi passar da fabricação de cerveja de alta fermentação (Ales) para cerveja de baixa fermentação (Lagers).

O nascimento do estilo Vienna Lager

Em 1841, Dreher lançou a “Klein-Schwechater Lagerbier” de baixa fermentação, que logo seria chamada de Vienna Lager. Foi um sucesso imediato, o que lhe rendeu o título de “o rei da cerveja”.

As pessoas adoravam a Vienna Lager de Dreher, porque era comparativamente mais clara que as outras cervejas da época.

Além disso, a produção de vidro transparente tornou-se mais acessível naquele momento, passando a ser o principal meio de guardar as cervejas. De repente, os consumidores podiam ver sua cerveja no interior da garrafa, o que significava que Dreher podia mostrar a cor deslumbrante da sua cerveja de estilo Vienna Lager.

Por um tempo, esse estilo desfrutou de altos níveis de popularidade. Mas, à medida que as técnicas de fermentação continuaram a evoluir e os cervejeiros criaram ainda mais estilos, as Vienna Lagers foram saindo do gosto popular.

Gostou? Então, compartilhe.

Outras postagens interessantes

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile