Estilo British Brown Ale

Conheça as características do estilo British Brown Ale

As modernas cervejas do estilo British Brown Ale surgiram no século 20 e são bem diferentes das clássicas British Brown Ales, que surgiram na Inglaterra no século 17.

As British Brown Ales são cervejas britânicas de alta fermentação, modernas, maltadas e de coloração normalmente marrom. Seu sabor é orientado normalmente para o caramelo, sem os sabores muito potentes do lúpulo e nem mesmo são parecidas com aquelas famosas e clássicas cervejas do estilo Porter.

Características do estilo British Brown Ale

As cervejas desse estilo possuem como grande característica um leve a moderado dulçor do malte utilizado. Normalmente, o caramelo vai se apresentar de forma média a intensa, com um final equilibrado e seco.

Publicidade

O malte também pode trazer uma característica amendoada, castanha ou mesmo de nozes ao seu sabor. Também é possível apresentar notas um pouco tostadas, sabor de biscoito, toffee e de caramelo. O caramelo, por sinal, é o destaque nesse estilo de cerveja.

O amargor de uma cerveja British Brown Ale varia de médio a médio baixo. O balanço entre malte e lúpulo normalmente pende um pouco mais para o malte, mas roubar a atenção.

O lúpulo na bebida aparece, geralmente, muito pouco ou quase mesmo não é perceptível. Nas vezes em que é notado, ele vem com as características típicas de lúpulos ingleses, trazendo sabor levemente herbal e terroso.

O teor alcoólico da British Brown Ale varia entre 4,0% e 5,5%. O seu teor de amargor ou IBU fica na faixa entre 15 e 25. A sua coloração fica compreendida entre o âmbar escuro e um marrom avermelhado, mas também escuro.

No geral, são cervejas límpidas, mesmo que em algumas vezes isso não seja muito perceptível em razão da sua coloração mais escura. A sua espuma é de média a baixa formação, e normalmente de possui uma cor bege.

Principais características do estilo British Brown Ale

AromaPode apresentar notas um pouco tostadas, sabor de biscoito, toffee e de caramelo;
O caramelo, por sinal, é o destaque nesse estilo de cerveja.
Sabortostadas, sabor de biscoito, toffee e de caramelo; 
O amargor do lúpulo é suave; 
Sabor do malte é equilibrado
Faixa ABV4,0% – 5,5%
Faixa IBU15 – 25
Faixa de cor SRM12 – 17
Faixa de cor EBC24 – 34
Temperatura de serviço10oC – 12oC
Copo recomendadoNonic Pint

Ficou na dúvida sobre alguma dessas siglas? Então, dá uma olhada nesse artigo que preparamos, que explica alguns deles: Entenda o que significam os termos no rótulo da sua cerveja.

Compartilhe

Gostou? Então, compartilhe com todo mundo que você conhece.

Veja também

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile