Cerveja estilo Saison

Conheça mais sobre o estilo de cerveja Saison

A Bélgica é o lugar onde, sem exagero algum, podemos encontrar dezenas de estilos de cerveja. E muitos desses estilos são encontrados somente na Bélgica. O estilo Saison é também chamado de Farmhouse Ale, que em uma tradução livre para o Português pode ser descrito como “casa da fazenda”.

Esse é um estilo pouco comum de se achar, mesmo na Bélgica. As Cervejas Saison originaram-se como cervejas fabricadas nas casas das fazendas, durante o século 18. Porém, somente são encontradas ocasionalmente em sua região nativa, a Valônia, no sul da Bélgica.

A fabricação de cerveja em fazendas no século 19 teve uma relevância sazonal bastante significativa para as fazendas dessa região.  A palavra “Saison” se traduz em francês como “estação”.

Nessas fazendas, a fabricação de cerveja servia como uma forma de preservar os grãos da colheita que era realizada mais tarde que o habitual. Além disso, servia para ocupar o tempo dos trabalhadores agrícolas durante os invernos frios do centro-norte da Europa. Assim, a bebida produzida no inverno estaria disponível para saciar a sede dos trabalhadores quando voltassem a plantar seus grãos no verão. Produzir a cerveja em temperaturas mais baixas, evitava que estragassem com facilidade.

Plantação de cevada

Tradicionalmente, os cervejeiros da fazenda usavam cevada e quaisquer outros grãos que pudessem estar disponíveis na fazenda, que incluíam espelta (uma espécie de trigo vermelho), trigo sarraceno, aveia ou centeio. O mosto foi altamente lupulado com lúpulo do norte da Bélgica e da França. Quaisquer especiarias disponíveis poderiam ser adicionadas também. Como exemplo de especiarias que eram utilizadas, podemos citar casca de laranja de Curaçao, coentro, gengibre e pimenta preta.

Características do estilo Saison

Esse estilo ficou um pouco esquecido após a Primeira Grande Guerra Mundial, uma vez que muitas fazendas foram destruídas no conflito. Somente após o final da Segunda Guerra Mundial foi que o estilo voltou a ganhar fôlego.

As cervejas do estilo Saison costumam ser densas, com uma boa formação de espuma. Sua coloração fica entre o dourado e palha, possuindo uma aparência turva. No seu aroma, percebe-se a presença de notas frutadas, mescladas com a levedura e as especiarias. Seu sabor é frutado, contudo tem um amargor moderado, como uma leve acidez e final seco.

Seu ABV fica entre 4,4% e 8,4%. Seu IBU fica situado na faixa compreendida entre 25 e 45. E sua cor fica entre o 5 e 7 na escala SRM.

Veja também: Entenda o que significam os termos no rótulo da sua cerveja

Algumas sugestões de cerveja do estilo Saison para você conhecer:

  • Saison Dupont – País: Bélgica
  • WÄLS 42 Saison – País: Brasil
  • St. Feullien Saison – País: Bélgica

Compartilhe

Postagens que podem lhe interessar

« Voltar para a página inicial