Estilo de cerveja Maibock

Conheça o estilo de cerveja Maibock

O estilo de cerveja Maibock – também conhecido como Heller Bock –, é uma tradicional cerveja Lager forte e maltada da região da Baviera, na Alemanha.

A Maibock é uma cerveja tipicamente consumida na primavera da Europa. E seu nome vem justamente daí: “Mai”, em alemão, significa o mês de maio.

Alguns confundem esse estilo de cerveja com o estilo Bock, que ficou muito conhecido aqui no Brasil por causa da cerveja Kaiser Bock, que era lançada no nosso inverno.

Publicidade

Embora a Maibock seja fabricada com a força alcoólica similar a de uma Bock – com cerca de 6% a 7% de álcool, a Maibock possui uma cor que varia entre o âmbar claro e o dourado profundo. Isso a diferencia das Bocks de inverno, que são mais escuras. Esse é o motivo dela também ser conhecida pelo nome Heller Bock, que no alemão quer dizer “bock pálido”. Um outro diferencial é que as Maibocks tendem a ter um pouco mais de amargor e sabor do nobre lúpulo da Baviera, além de usar levedura Lager.

Crédito: Canva Pro

As cervejas do estilo Maibock geralmente são produzidas a partir de uma base de malte Pilsner claro, com incorporações generosas de malte Vienna, malte Munich e outros maltes levemente caramelizados.

Características principais do estilo de cerveja Maibock

Características (sabor e aroma)Maltado, Pão, Tostado, Terroso, Corpo médio
Faixa ABV6,3% – 7,4%
Faixa IBU23 – 35
Gravidade Original1,064 – 1,072
Gravidade Final1,011 – 1,018
Faixa de cor SRM6 – 11
Faixa de cor EBC11 – 22
Temperatura de serviço8oC – 12oC
Copos recomendadosPilsner, Stange, Mug

Ficou na dúvida sobre alguma dessas siglas? Então, dá uma olhada nesse artigo que preparamos, que explica alguns deles: Entenda o que significam os termos no rótulo da sua cerveja.

Por tudo isso, essas são cervejas propícias para se provar no mês de maio.

Compartilhe

Gostou? Então, compartilhe com todo mundo que você conhece.

Veja também

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile