Estilo de cerveja Imperial Stout

Conheça o potente estilo de cerveja Imperial Stout

Imperial é toda cerveja que tem uma carga extra de malte ou de lúpulo, ou dos dois. As cervejas Stout são cervejas escuras, que têm como característica em seus ingredientes a utilização de malte torrado. No caso do estilo Imperial Stout, ele tem como um dos seus atributos uma utilização maior de malte torrado. Ele é um estilo de cerveja artesanal tradicional da escola cervejeira inglesa.

De fato, as cervejas do estilo Imperial Stout possuem um teor alcoólico maior do que uma cerveja Stout normal. Só para exemplificar, uma das particularidades do malte torrado é agregar à bebida um sabor de café ou chocolate, e algumas notas de frutas secas também.

Características do estilo Imperial Stout

Em geral, são cervejas mais amargas, registrando na escala de amargor (IBU) valores entre 50 e 90 – lembrando que essa escala vai de zero a cem. Assim, como já falado anteriormente, são cervejas bem fortes no que se refere ao seu teor alcoólico, sendo o mínimo de 8%, podendo chegar até a 12% de álcool por volume.

Publicidade

Sua coloração também atinge limites bem próximos do máximo da escala SRM (Standard Reference Method ou Método de Referência Padrão, em português), ficando entre 30 e 40, sendo que a escala vai até 40. São cervejas bem escuras mesmo.

Quer saber o que significam termos com IBU e SRM? Então dá uma olhada na matéria abaixo que explica esses termos:

Veja também: Entenda o que significam os termos do rótulo da sua cerveja

São cervejas com um corpo bem denso, com textura licorosa. Sua espuma também é mais escura se compararmos com cervejas de estilos mais “suaves”.

É bastante comum encontramos cervejas do estilo Imperial Stout envelhecidas nos mais variados tipos de barris, como Bourbon e whisky, por exemplo.

Uma sugestão para quem quer experimentar, é começar a beber a cerveja um pouco mais gelada e deixar ir esquentando. Assim, poderá perceber toda a complexidade do aroma e do sabor.

Algumas sugestões de cerveja do estilo Imperial Stout para você conhecer:

  • Macuca Imperial Stout – Cervejaria Blumenau/Brasil
  • Fuller’s Imperial Stout – Griffin Brewery/Inglaterra
  • Macuca Imperial Stout Amburana – Cervejaria Blumenau/Brasil (cerveja mais licorosa, envelhecida em barris de Amburana)

Compartilhe essa matéria via:

Você também pode gostar de ler:

← Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile