Conheça o surpreendente estilo de cerveja Cold IPA

Cold IPA mantém o característico amargor das cervejas IPAS, utilizando levedura lager.

O mundo das cervejas do estilo India Pale Ale (IPA) é vasto e muito diversificado, onde diversos cervejeiros criam suas variações de cerveja artesanal inspirados na IPA. Esse tipo de cerveja é um clássico e remonta às expedições britânica a caminho das Índias.

Elas remetem a sabor mais amargo, onde o aroma e sabor dos lúpulos utilizados no seu preparo dá o tom desse estilo. As cervejas English Pale Ale são as precursoras desse estilo. Elas utilizam lúpulos ingleses, que transfere o sabor e aroma mais terrosos e herbáceos dessa matéria-prima para a bebida. No caso do estilo American IPA, os lúpulos americanos dão um toque mais frutado e cítrico à bebida. Os cervejeiros aqui do Brasil seguem mais essa linha na hora de criar as suas IPAs. Veja também: IPA – Conheça a cerveja do caminho das Índias

Publicidade

O estilo Cold IPA é mais uma variação da clássica IPA, ideal para ser apreciada naqueles dias quentes de verão. Sua criação é bem recente. Pelo que se tem registo, em 2017, o cervejeiro Kevin Davey da cervejaria Wayfinder, da cidade Portland, nos Estados Unidos, criou a primeira versão desse estilo. A ideia era produzir uma cerveja com um perfil mais seco e amargo das IPAs, para concorrer com as New Englad IPAs que tem características mais frutadas, são mais turvas, só que tem um amargor menos pronunciado.

Nem todas as Cold IPA são iguais

Uma cerveja Cold IPA busca se distanciar do sabor mais terroso que as IPAs originais do “velho mundo” apresenta. Para isso, utiliza uma variedade de lúpulos mais recentes. Além disso, procuram se certificar que o sabor e aroma do malte e da levedura não se sobressaiam demais, deixando-os limitados às suas funções na receita de uma cerveja. Outro ponto a se destacar é que suas leveduras são do tipo Lager, apesar do estilo clássico de uma IPA ser o Ale.

Assim como em outros estilos, a forma de se produzir uma Cold IPA não é universal. Cada cervejeiro busca dar o seu “toque especial”, como por exemplo, acrescentando mais lúpulo ao processo, tornado a bebida num estilo Lager mais dry-hopping.

Para você se familiarizar mais com esse estilo, veja a seguir alguns rótulos disponíveis no mercado que são do estilo Cold IPA. Apesar de relativamente jovem, já podemos contar com rótulos de diversas cervejarias ao redor do mundo. E algumas lojas online já começaram a preparar condições especiais* para a Black Friday.

LayBack Cold IPA

Crédito: LayBack Beer/Divulgação

Produzida pela Cervejaria LayBack Beer de Florianópolis (SC), ela é mais lupulada e escura. Possui uma cor puxando para o âmbar e sabor refrescante, com um toque de notas condimentadas. Possui IBU 50 e o seu teor alcoólico é de 5%.

Você pode encontrá-la nas principais lojas onlines. Veja algumas delas:

Dogma Quantum II

Crédito: Dogma/Divulgação

Produzida pela cervejaria paulista Dogma, é produzida com três tipos de lúpulos americanos – Azaca, Meridian e Bravo – que dão um sabor de frutas cítricas à bebida. Possui teor alcoólico de 5,9%.

Você pode encontrá-la nas principais lojas onlines. Veja algumas delas:

(*) Consulte as políticas de preço e condições de cada loja antes de comprar.

Compartilhe

Gostou dessa notícia? Então, compartilhe com todo mundo que você conhece. Eles também vão gostar de saber.

Veja também

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile