Conheça os Benefícios e os Riscos do Levedo de Cerveja

Levedo de cerveja
Crédito: Canva Pro

Saiba Mais Sobre o Levedo de Cerveja

O levedo de cerveja, que é também conhecido como levedura de cerveja, é um fermento natural inativado, decorrente do processo de fermentação da cevada.

A Saccharomyces Cerevisae é a levedura mais usada. Ela é um fungo incumbido do fazer a fermentação do açúcar de cereais como arroz, trigo, cevada e malte.

Vamos ver em que o levedo de cerveja se aplica, quais os riscos da sua ingestão sem orientação e quais benefícios ele pode trazer.

Publicidade

Em que o levedo de cerveja é utilizado?

O levedo de cerveja é muito utilizado na produção de pães e, como o nome já diz, na fabricação da cerveja. Nesses alimentos, ele tem, por característica da sua composição, adicionar cor e sabor.

Além disso, ele pode ser utilizado como suplemento alimentar, já que possui vitaminas e sais minerais. Mas fica aqui o alerta. Sempre buque a orientação de um médico antes de pensar em utilizar qualquer medicamento ou suplemento. Ele é o profissional mais adequado para indicar o que você pode ou não consumir, além da dosagem certa.

Quais são os benefícios e os riscos do levedo de cerveja?

No momento, não há estudos conclusivos que comprovem os benefícios do levedo de cerveja, nem dos seus efeitos colaterais no organismo humano. A grande parte dos estudos já realizados foram em animais. Entretanto, os valores nutricionais desse suplemento podem ser analisados.

Já se sabe que a levedura de cerveja possui proteínas em abundância. Aproximadamente, 16g de proteína em cada 100g. Isso representa 3g a mais do que é encontrado em um ovo, por exemplo.

A levedura de cerveja ainda tem aminoácidos essenciais para o corpo, como histidina, lisina, triptofano, leucina e isoleucina. Fora isso, ainda conta com vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6) e ácido fólico e biotina.

Na parte dos minerais, a levedura de cerveja erro, fosforo, magnésio, potássio, zinco e cromo, sendo o cromo um importante aliado no combate ao desejo exagerado de comer doces.

Já é sabido que o levedo de cerveja possui fibras alimentares, que são importantes regular o funcionamento do intestino.

Algumas publicações científicas apontam que o levedo de cerveja contribui para melhora da memória, redução do estresse e do cansaço. Também auxilia o sistema imunológico. Entretanto, como já mencionado, esses estudos ainda carecem de confirmação.

Um ponto a ser observado é em relação às fibras presentes no levedo de cerveja. Em alguns casos, ele pode provocar desconforto como cólicas, estufamento estomacal e aumento de gases. E quem é celíaco, deve ter mais cuidado, uma vez que o levedo de cerveja pode conter traços de glúten.

Uma dúvida comum é se a levedura de cerveja engorda. Como possui uma quantidade de calorias baixas. Assim, isoladamente, ele não engorda. Os tipos de alimentos consumidos e a prática ou não de exercícios físicos tem impacto maior no ganho ou perda de peso.

Tabela nutricional

O Ministério da Saúde possui uma tabela nutricional, onde é possível encontra os valores associados a cada 100g de levedo de cerveja. Você pode acessar através desse link.

Calorias170Kcal
Proteína16,2g
Lipídeos1,3g
Carboidratos28,1g
Fibras11,5g
Valor nutricional para cada 100g | Fonte: Ministério da Saúde

Veja essa notícia também em Web Story Benefícios e os Riscos do Levedo de Cerveja.

Compartilhe

Gostou desse artigo? Então, compartilhe com todo mundo que você conhece. Eles também vão gostar de saber.

Mais receitas para você

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile