Mulheres bebendo cerveja

Consumo de cerveja cresce puxado pelas mulheres

Um estudo aponta que o consumo de cerveja teve um crescimento de 27% no terceiro trimestre de 2021. É o maior número de consumidores desde o terceiro trimestre de 2019. As mulheres foram as que mais contribuíram para esse aumento.

Não é novidade para ninguém que a cerveja é uma das bebidas prediletas de mulheres e homens brasileiros. E a consultoria Kantar divulgou recentente seu relatório Consumer Insights com dados que confirmam essa preferência.

O estudo aponta um crescimento de consumidores da bebida no terceiro trimestre de 2021, na faixa de 27%. É, assim, o maior número de consumidores desde o terceiro trimestre de 2019.

Publicidade

As mulheres na faixa etária entre 40 e 49 anos, pertencentes às classes A e B, foram as que mais contribuíra para o aumento do consumo de cerveja. Em contrapartida, os homens com o mesmo perfil social, isto é, na faixa etária entre 40 e 49 anos, pertencentes às classes A e B, tiveram uma queda na frequência em 42%.

Essa alta no consumo coincide com duas ações diretas. Uma delas, é a flexibilização das regras impostas de distanciamento social para combater a pandemia de Covid-19. Além disso, há também a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais.

A participação das mulheres aumentou em dois ambientes

O estudo destaca que o consumo ocorre, sobretudo, em dois ambientes: locais públicos e casas de familiares e amigos.

Em locais públicos, a participação das mulheres subiu de 14,5% para 21,2%. Isso representa um crescimento de 6,7pp em relação aos últimos 12 meses. A pesquisa leva em consideração o período de setembro de 2020 a setembro de 2021.

Já em relação ao consumo na casa de familiares e amigos, a participação das mulheres no consumo subiu de 14,3% para 18,3%. Uma alta de 4pp no mesmo período.

Por fim, a pesquisa acrescenta que a preferência das mulheres pela cerveja teve seu maior crescimento em momentos de happy hours e durante os finais de semana. Nesses ambientes, o crescimento feminino foi da ordem de 10pp, passando para uma taxa de penetração de 45%.

Gostou? Então compartilhe com todo mundo.

Postagens populares

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile