Corsendonk Tempelier Estilo Belgian Pale Ale

Corsendonk Tempelier, uma tradicional Belgian Pale Ale

O estilo Belgian Pale Ale é de cervejas de alta fermentação e como o próprio nome já nos sugere, fazem parte da escola cervejeira belga. Elas são cervejas que possuem o perfil sensorial moderadamente maltado e levemente frutado, com coloração acobreada e uma boa drinkability, isto é, são fáceis de beber. E a cerveja Corsendonk Tempelier é uma belga tradicional desse estilo.

Esse estilo possui teor alcoólico que fica entre os 4,8% e 6,5%. Já a sua temperatura ideal de serviço encontra-se na faixa dos 4,5oC e 7oC.

Que saber mais sobre o estilo Belgian Pale Ale? Então, dá uma olhada nesse link: Conheça o surpreendente estilo de cerveja Belgian Pale Ale.

Publicidade

A criação do estilo remonta a meados do ano 1700, que possuíam um perfil sensorial um pouco diferente da que conhecemos hoje em dia.

As cervejas desse estilo mais conhecidas atualmente foram aperfeiçoadas após a Segunda Grande Guerra Mundial, com forte influência da escola cervejeira inglesa, incluindo os lúpulos e as leveduras utilizados.

A história da cervejaria Corsendonk

A cervejaria Corsendonk foi fundada na Bélgica no ano de 1395. Contudo, em 1734, por ordem do imperador austríaco Joseph Segundo a cervejaria e o mosteiro onde ela funcionava foram obrigados a encerrar suas atividades.

Foi somente no ano de 1982, que um descendente do criador da fábrica original reviveu a marca e recriou a cervejaria com um conceito que remete à Idade Média e à história tradicional da cervejaria original.

Corsendonk Tempelier, uma representante do estilo Belgian Pale Ale

A cerveja Corsendonk Tempelier começou a ser produzida em junho de 2009 e faz uma homenagem à Ordem dos Cavaleiros Templários.

Os Cavaleiros Templários eram diretamente ligados à Igreja Católica Romana e vestiam mantos brancos, com uma cruz vermelha no peito. Essas referências são claramente vistas no rótulo. Muitos desses cavaleiros participaram das lutas das Cruzadas.

A cerveja utiliza o processo de refermentação na garrafa. Possui uma coloração rubi acobreada, com uma espuma de boa formação e coloração creme. Seu aroma e sabor são adocicados, lembrando um pouco de caramelo e mel. Seu malte traz um toque adocicado e sua levedura contribui com o frutado da bebida. Ela é delicadamente lupulada, com amargor médio. O aroma e sabor do malte e da levedura são predominantes. A bebida possui um final seco e retrogosto com amargor perceptível.

Sugestões de harmonização: carnes brancas, queijos de média intensidade, mexilhões, pratos apimentados e sobremesas à base de frutas.

Ficha técnica da Corsendonk Tempelier

CervejariaBrouwerij Corsendonk N.V.
País de OrigemBélgica
EstiloBelgian Pale Ale
Teor alcoólico6.0%
IBU30
Temperatura de serviço4,5oC e 7oC
Copo recomendadoTulipa
EmbalagemGarrafas de 330ml/750ml

Compartilhe

Gostou de saber dessa notícia? Então, compartilhe com todo mundo que você conhece. Eles também vão gostar de saber.

Veja também

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile