Beer Boot o copo de cerveja em formato de bota

Das Boot: o diferente copo de cerveja em formato de bota

A das boot, também chamado de beer boot ou bierstefel , é famoso em festivais de cerveja de vários países, como a Oktoberfest alemã.

Para quem gosta de frequentar ou só acompanhar os festivais de cerveja, muito provavelmente já viu um desses copos fazendo a alegria de muita gente.

Seu formato inusitado como de uma bota, chama a atenção e causa espanto, e até uma certa estranheza ou perplexidade em quem o vê pela primeira vez.

Dependendo de onde você estiver, esse copo em formato de bota pode ter um nome diferente. Por exemplo, nos Estados Unidos, ele é chamado de beer boot ou das boot. Já na Alemanha, ele é chamado de bierstefel.

Como acontece com muitas das histórias que conhecemos, a do beer boot também não é muito clara. A mais aceita é que a origem desse copo é inglesa e não alemã, como se poderia pensar.

Há indicações de que por volta do ano de 1800, esses copos icônicos foram desenvolvidos para uso em clubes de caça e de equitação na Inglaterra. Contudo, eles possuíam um detalhe que os diferenciam dos modelos de beer boot que conhecemos atualmente. No copo inglês, havia uma alça de espora no vidro e comportava 500ml de cerveja.

O copo em formato de bota chega à Alemanha

Contudo, por volta de meados dos anos de 1800, esses copos em formato de bota chegaram à Alemanha. Porém, eles já possuíam algumas diferenças em relação ao copo inglês. A alça de espora no vidro já não existia mais e sua capacidade para receber cerveja aumentou para 1L (um litro).

Das Boot

Inicialmente, eles eram feitos por artesãos, utilizando a tradicional técnica de soprar o vidro. Mas, já no ano de 1850, eles eram fabricados utilizando máquinas que prensavam o vidro, importadas dos Estados Unidos.

Pelo que consta, o seu uso se popularizou durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), graças a um general alemão. A fim de motivar os seus soldados em uma batalha importante, ele teve uma ideia. Prometeu que beberia cerveja em sua própria bota, caso eles se saíssem vitoriosos no combate. Resultado da batalha: os soldados alemães, de fato, venceram.

Para cumprir a promessa, mas sem ter que passar por essa cena vexatória, esse general teve uma ideia. Mandou confeccionar um copo de vidro no formato de uma bota. Assim, todos comemoram a vitória “enchendo a cara” com a bota de vidro.

A Das Boot conquista os americanos

Os americanos conheceram o beer boot na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). Esses copos “diferentes” acabaram virando souvenirs para os soldados norte-americanos.

Mas, até o ano de 2006, a beer boot não era muito conhecida fora da Alemanha. Entretanto, com o lançamento do filme “Beerfest” nesse mesmo ano, ele se tornou muito popular entre os americanos. Uma bota de cerveja chamada Das Boot foi apresentada ao público americano e, desde então, passou a fazer parte da cultura cervejeira do país.

Hoje em dia, o copo em formato de bota é utilizado em competições de bebidas. Isso acontece em países como Alemanha, Estados Unidos, Áustria e Suíça.

Bierstefel

Agora, se você for um principiante na arte de beber cerveja na das boot, tome cuidado. Ela é famosa por costumar dar um banho de cerveja em quem não domina a técnica de beber cerveja nesse tipo de copo.

Isso acontece devido ao seu formato.  À medida que a bebida é consumida, acontece a formação de uma grande bolha de ar bem na ponta do sapato, por causa da inclinação do copo. Assim que a bolha chega na ponta do pé da bota, acontece um efeito similar ao de ondas, fazendo com que a bebida comece a descer num ritmo bem mais rápido, surpreendendo quem está bebendo.

Gostou dessa história? Então, compartilhe com quem você conhece.

Histórias que você pode gostar

Voltar para a página inicial

Rolar para cima