Dona Patroa, da Cerveja Blumenau, leva ouro e prêmio de melhor cerveja brasileira do Brussels Beer Challenge 2022

Rótulo do estilo Grodziskie levou sete prêmios, incluindo a melhor cerveja do Concurso Brasileiro de Cervejas este ano. Cervejaria repete o feito de 2015, quando a Capivara Little IPA levou o ouro

A melhor cerveja do Brasil no Brussels Beer Challenge é a Dona Patroa, Grodziskie da Cerveja Blumenau. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (21), na Bélgica. Além da medalha de ouro no estilo Flavoured Beer: Smoked Beer, o rótulo ainda ganhou destaque na competição por ter obtido a maior nota entre os nove brasileiros premiados.

Este é o sétimo prêmio da Grodziskie e terceiro internacional. Fora do Brasil, este ano ela já levou a prata no Barcelona Beer Challenge e o bronze no European Beer Star. Já no Brasil, além do ouro e do prêmio de melhor cerveja do Brasil no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2022, a Dona Patroa conquistou duas pratas no Brasil Beer Cup (2021 e 2022).

Marcos Guerra, cervejeiro da Cerveja Blumenau, comenta que o Brussels Beer Challenge é um dos maiores concursos do mundo. “Foram mais de 1.800 cervejas de 41 países diferentes. Termos uma cerveja medalhista neste contexto já é motivo de muito orgulho. Trazermos para a Capital Brasileira da Cerveja o título de melhor rótulo do Brasil no concurso deixa essa conquista ainda mais especial”, conta. “Mais uma vez, esse prêmio é de todo o time da cervejaria”, finaliza.

Veja também: Cerveja puro malte, quais as diferenças?

Desenvolvida dentro do projeto Blumenau Craftlab, que produz rótulos especiais de forma sazonal, a Dona Patroa segue um estilo histórico polonês, criado entre os séculos XVI e XVII e fabricado por poucas cervejarias no mundo. Leva apenas malte de trigo defumado em carvalho e é uma Ale leve e refrescante. Na análise sensorial, traz no aroma uma agradável nota de defumado. No paladar é leve, refrescante e aveludada. O drinkability é garantido pelos baixos teor alcoólico (de 3,3%) e de amargor (25 IBUs, na escala que vai de 0 a 120).

Valor histórico

Esta foi a segunda vez que a Cerveja Blumenau levou uma medalha de ouro no Brussels Beer Challenge. A primeira foi em 2015, com a Capivara Little IPA. Valmir Zanetti, fundador da cervejaria, comenta que esta medalha representou uma aceleração importante na história da marca. “Nossa produção era terceirizada e nosso plano era construir a fábrica em dois anos. Por conta da visibilidade e do interesse do mercado na medalha de ouro na Bélgica, os planos aceleraram e 12 meses depois já estávamos operando na fábrica”, conta.

Faça parte da comunidade cervejeira que mais cresce no Brasil:


A nova medalha de ouro, dessa vez ainda como melhor cerveja do país no concurso, traz um novo marco simbólico, de acordo com Valmir. “A pandemia trouxe um contexto muito delicado para as cervejarias. Nós decidimos usar esse período para pensar em inovação, pensar os nossos produtos e nos aproximarmos do nosso DNA. De 2021 para cá, estamos colhendo os frutos desse trabalho do nosso time com mais de 60 medalhas. E é inegável que esta premiação do Brussels Beer Challenge coroa este momento com a certeza de que fizemos a escolha certa”, finaliza. A Cerveja Blumenau foi lançada em 2015 e leva o nome da Capital Brasileira da Cerveja. Além de rótulos reconhecidas como a Capivara Little IPA, a Frida Blond Ale e a Macuca Imperial Stout, a marca conta ainda com duas linhas: a Mestres do Tempo, especializada em cervejas maturadas em barris de madeira, e a Blumenau Craftlab, que lança rótulos inovadores em edições limitadas. Mais informações estão em www.instagram.com/cervejablumenau.

Foto da capa: Daniel Zimmermann/Divulgação

Texto produzido por Marina Melz (www.melz.com.br).

Imagem da capa: Leo Laps/Divulgação

Você viu? Heineken investirá R$ 1,8 bilhão em nova fábrica em Minas Gerais

Compartilhe

Compartilhe essa notícia com todos os seus amigos e siga o site Clubedocervejeiro.com nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.

Leia também

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.