Cerveja Macuco

Empresárias gaúchas apostam em cervejas com frutas

A paixão pela cerveja é o que nos move. E foi o que também moveu as empresárias Mica Ferraz e Nanda Nascimento, da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Elas resolveram transformar a paixão que tinham pela bebida em seu próprio negócio, inovando na criação de cervejas com frutas.

A ideia surgiu em uma viagem que fizeram para a região Norte do Brasil, mais especificamente para Belém, no estado do Pará, no ano de 2013.

Elas criaram a Macuco, uma marca de cerveja artesanal que utiliza toques de frutas típicas das regiões brasileiras.

Para viabilizar esse sonho e dar qualidade à sua cerveja, as empresárias buscaram se qualificar. Não só buscaram qualificação para pesquisa e produção de cerveja, mas também na área estratégica e de gestão de negócios.

O lançamento da marca aconteceu no ano de 2016. O começo foi participando de eventos de rua em Porto Alegre, utilizando um veículo compra e adaptado por elas mesmas.

Cervejas com frutas tipicamente brasileiras

As cervejas têm sabores como tangerina ou bergamota, cereja, coco, maracujá e até cacau. Claro que como sabores especiais como esses, logo caíram no gosto dos consumidores.

O sucesso que foram conquistando permitiu que, em 2017, abrissem um bar no Centro Histórico de Porto Alegre.

É claro que a pandemia iniciada em 2020 trouxe desafios para as duas. Como os estabelecimentos não podiam receber clientes fisicamente, precisaram se superar. Como o envase das cervejas com frutas em lata já acontecia, apostaram em ampliar essa estratégia. E deu muito certo!

A Macuco possui vinte e sete rótulos, com preços a partir de R$ 20 (valor apurado em novembro de 2020) e são vendidos para todo o país, através de encomendas.

A para o próximo verão tem novidade: a volta de duas queridinhas do público. A Hop Coocnut, que leva coco como um dos seus ingredientes e a cerveja Ebacaxi, que como o próprio nome já diz, leva abacaxi.

Gostou dessa notícia? Veja outras também:

Frutas como ingredientes na cerveja: será que combina?

Cervejeiro: sabia que a sua paixão pela bebida pode virar sua profissão?

Rolar para cima