Ao longo do tempo, desde que a cerveja foi criada, ela evoluiu e passou por muitas transformações. Hoje, temos várias classificações para essa bebida maravilhosa. Nesse artigo vamos falar, rapidamente, sobre as principais diferenças entre cervejas premium e cervejas tipo pilsen (a mais comum de todas.)
Antes da promulgação da A Lei da Pureza da Cerveja pelo Duque Guilherme IV da Baviera, no ano de 23 de abril de 1516, cada um fazia a cerveja a seu modo. Assim, essa lei veio para padronizar, instruindo que a bebida deveria ser apenas produzida com 3 ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo.
Somente após a Segunda Grande Guerra mundial é que se passou a aceitar a fabricação de cervejas que incluíssem outros ingredientes em sua composição. Com exemplo, podemos citar maltes de outros cereais e, também, açúcares e corantes. Entretanto, os cervejeiros alemães continuam fiéis aos princípios da Lei da Pureza, por acreditarem ser uma garantia de qualidade.
Mesmo no mercado brasileiro, existem diversas classificações de cerveja que temos. As cervejarias estão sempre atentas aos anseios e demandas do seu público e, por isso, buscam constantemente por novidades. Assim, termos como Ale e Lager se popularizaram e estão inseridos no cotidiano dos admiradores da bebida.
Então, vamos ver, de forma resumida, as principais diferenças entre cervejas premium e pilsen, que são as mais comuns de encontrarmos em bares e supermercados.
Cervejas Premium
Essas são cervejas com maior quantidade de lúpulo (um dos principais ingredientes da cerveja). Elas têm, também, um teor maior de malte e de cevada. Elas ainda podem ser chamadas de cervejas gourmet.
Essas bebidas costumam ter, geralmente, uma coloração mais dourada e seu sabor é mais doce. Entretanto, o amargor ainda continua presente, devido à sua maior proporção de lúpulo, como já mencionado.
Como exemplos de cervejas premium, podemos citar:
- Heineken,
- Brahma Extra
- Bavaria Premium
- Stella Artois
Cervejas Pilsen
Essas são, de longe, as cervejas com maior consumo em todo o mundo. São também conhecidas pela denominação Pilsener. Em sua composição, estão presentes o lúpulo Saaz e o malte Pilsen.
Possuem menor amargor, já que levam menos lúpulo que as premium. Sua cor é bem mais clara, são leves e muito refrescantes, oferecendo uma espuma muito cremosa e um branco opaco. Seu aroma oferece um toque floral.
São alguns exemplos de cerveja pilsen:
- Budweiser Budvar,
- Eisenbahn Pilsen
Gostou? Então compartilha com quem você conhece:
As pessoas também gostaram de ler:
- Cerveja com sabor de repolho e ervilha é um sucesso na Islândia
- Saiba quais são os principais ingredientes da cerveja
- Freiras belgas voltam a produzir cerveja depois de séculos