Cervajas Premium

Entenda as diferenças entre as cervejas premium e pilsen

Ao longo do tempo, desde que a cerveja foi criada, ela evoluiu e passou por muitas transformações. Hoje, temos várias classificações para essa bebida maravilhosa. Nesse artigo vamos falar, rapidamente, sobre as principais diferenças entre cervejas premium e cervejas tipo pilsen (a mais comum de todas.)

Publicidade

Antes da promulgação da A Lei da Pureza da Cerveja pelo Duque Guilherme IV da Baviera, no ano de 23 de abril de 1516, cada um fazia a cerveja a seu modo. Assim, essa lei veio para padronizar, instruindo que a bebida deveria ser apenas produzida com 3 ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo.

Somente após a Segunda Grande Guerra mundial é que se passou a aceitar a fabricação de cervejas que incluíssem outros ingredientes em sua composição. Com exemplo, podemos citar maltes de outros cereais e, também, açúcares e corantes. Entretanto, os cervejeiros alemães continuam fiéis aos princípios da Lei da Pureza, por acreditarem ser uma garantia de qualidade.

Comparação de cervejas
Crédito: Jose Hernandez-Uribe/Unsplash

Mesmo no mercado brasileiro, existem diversas classificações de cerveja que temos. As cervejarias estão sempre atentas aos anseios e demandas do seu público e, por isso, buscam constantemente por novidades. Assim, termos como Ale e Lager se popularizaram e estão inseridos no cotidiano dos admiradores da bebida.

Então, vamos ver, de forma resumida, as principais diferenças entre cervejas premium e pilsen, que são as mais comuns de encontrarmos em bares e supermercados.

Publicidade

Cervejas Premium

Essas são cervejas com maior quantidade de lúpulo (um dos principais ingredientes da cerveja). Elas têm, também, um teor maior de malte e de cevada. Elas ainda podem ser chamadas de cervejas gourmet.

Essas bebidas costumam ter, geralmente, uma coloração mais dourada e seu sabor é mais doce. Entretanto, o amargor ainda continua presente, devido à sua maior proporção de lúpulo, como já mencionado.

Como exemplos de cervejas premium, podemos citar:

  • Heineken,
  • Brahma Extra
  • Bavaria Premium
  • Stella Artois

Cervejas Pilsen

Essas são, de longe, as cervejas com maior consumo em todo o mundo. São também conhecidas pela denominação Pilsener. Em sua composição, estão presentes o lúpulo Saaz e o malte Pilsen.

Possuem menor amargor, já que levam menos lúpulo que as premium. Sua cor é bem mais clara, são leves e muito refrescantes, oferecendo uma espuma muito cremosa e um branco opaco. Seu aroma oferece um toque floral.

Publicidade

São alguns exemplos de cerveja pilsen:

  • Budweiser Budvar,
  • Eisenbahn Pilsen

Gostou? Então compartilha com quem você conhece:

As pessoas também gostaram de ler:

Voltar para a página inicial