Festival de cerveja

Festival de Cerveja – conheça 3 importantes festivais brasileiros de cerveja artesanal

Para os amantes de cerveja de qualidade, ir a um festival de cerveja é, sem dúvida nenhuma, um programa imperdível. E com a vida voltando ao normal, os grande eventos já começam a acontecer.

Uma vez que além da exposição de diversas marcas, esses festivais permitem uma verdadeira imersão cultural, com culinária típica, música, e muito mais.

Por isso, o Clube do Cervejeiro vai te apresentar3 festivais de cerveja  no país que são imperdíveis. Confira!

Publicidade

1- Oktoberfest

O festival de cerveja artesanal mais antigo e tradicional no mundo todo não poderia estar fora da nossa lista. Afinal de contas, ele é o festival de cerveja mais famoso do mundo.

Originado na Alemanha, mais especificamente de Munique, a comemoração remonta o ano de 1810. E foi proposta como uma comemoração do casamento do rei.

Mas, com o passar dos anos, a festa continuou tendo edições e se adaptando. Até se tornar o festival de cerveja mundialmente conhecido que é hoje.

Tradicionalmente, a festa dura 2 semanas. Ou seja, começa no primeiro sábado após 15 de setembro e se encerra no primeiro domingo de outubro.

A Oktoberfest acontece no Brasil em Blumenau, Santa Catarina, desde os anos 80. Por causa de seu sucesso, conta com edições em outras cidades, e reúne diversas atrações como desfiles, danças, música, comidas típicas e, é claro, muita cerveja.

2- Festival Brasileiro da Cerveja

Ainda em Blumenau, nós temos o maior evento para o mercado cervejeiro da América Latina: o Festival Brasileiro da Cerveja.

O evento, que ocorre todos os anos em março, é gigantesco, atraindo quase 30 mil pessoas na sua última edição.

O festival é um evento completo, possuindo uma parte bem direcionada ao público técnico, que trabalha no mercado, bem como tem outra  para o público geral, com música, dança e diversas atrações.

Para o mercado cervejeiro ele é extremamente importante. Pois é nele que acontece também a Feira Brasileira da Cerveja, uma exposição focada na indústria de bebidas.

Nela, é feita a exposição de tudo o que há de mais novo na indústria cervejeira, contando com equipamentos, novas tecnologias e muito mais.

Da mesma forma, é também no Festival Brasileiro da Cerveja que ocorre o Concurso Brasileiro de Cervejas. Essa é uma das principais premiações do Brasil. Na sua última edição, contou com mais de 3 mil cervejas participantes.

O concurso tem um dos maiores pesos na categoria no país, além de grande reconhecimento internacional. Dessa forma, é o responsável por expor novos nomes do mercado nacional em suas categorias.

3- Bauernfest

É uma tradicional festa Alemã de Petrópolis- RJ. Desde os anos 80 atrai milhares de visitantes para curtir o melhor das festividades tradicionais da cultura alemã. Sendo, assim, considerado o segundo maior do Brasil nessa categoria.

A festa acontece em junho, e conta com dança, músicas tradicionais, corais. Da mesma forma, conta com concursos e com a tradicional culinária alemã, com muito salsichão e chucrute para os apreciadores.

Além disso, você pode contar com muitas cervejas, que expõem durante o evento. A festa é muito esperada pela cidade. Ela se prepara todos os anos para a chegada dos visitantes. A festa acontece em frente à cervejaria Bohemia que é a primeira cervejaria brasileira, fundada em 1853 em Petrópolis por Henrique Leiden, responsável por introduzir a indústria cervejeira no território brasileiro.

Compartilhe essa matéria sobre festival de cerveja

Gostou de conhecer esses festivais? Então, corre e compartilha com seus amigos usando os botões abaixo. Assim como você, eles também vão gostar de conhecer esses festivais.

Veja também

← Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile