Heineken 0.0

Heineken 0.0 enfrenta processo por conter álcool

Uma consumidora do estado da Louisiana, nos Estados Unidos, está movendo um processo contra a cervejaria holandesa. Ela alega que sua cerveja Heineken 0.0 contém 0,03% de teor alcoólico, ao contrário da ausência total, como a marca afirma em seu rótulo.

A gente sabe que os efeitos produzidos por um gole de cerveja são diferentes do gerados por quem bebe uma caixa da bebida. E as autoridades americanas estão cientes disso.

Sendo assim, as cervejas ditas “não alcoólicas” têm uma pequena margem de manobra por lá. Assim, elas apenas precisam ter menos de 0,5% de teor alcoólico por volume (ABV) para serem classificada como não alcoólica.

Mas, para poder estampar em seu rótulo a expressão “sem álcool“, o rigor é muito maior. Ela precisa que o nível de álcool seja, literalmente, 0,0% por volume (ABV).

Em razão disso, a acusação argumenta que a bebida não deveria ser chamada de 0.0 de maneira nenhuma. Afirma que o rótulo é enganoso, uma vez que a pequena quantidade de 0,03% de álcool está presente.

Além disso, argumenta que alguns clientes não querem ingerir nem mesmo essa “minúscula quantidade de álcool”. Por isso, deveriam ser informados corretamente sobre o teor alcoólico contido na bebida. Assim, poderiam decidir pela compra ou não do produto.

A cervejaria trata o problema da pequena quantidade de álcool da sua cerveja Heineken 0.0 em seu site. A marca diz que a fermentação é um processo natural e que níveis minúsculos de álcool podem ser encontrados em todos os tipos de lugares.

Ela explica que a quantidade de 0,03% por volume é menor se comparado a outros alimentos. Ela cita, por exemplo, alguns produtos de panificação e sucos.

A Cerveja Heineken 0.0 nos Estados Unidos

Heineken 0.0
Heineken 0.0 (Crédito: Reprodução/Facebook da Heineken)

Em 2019, a Heineken lançou a sua cerveja sem álcool em território americano, que é considerado o maior mercado consumidor da bebida no mundo. Isso aconteceu dois anos após ter sido criada e oficialmente lançada na Europa pela primeira vez.

A Heineken 0.0 é feita a partir de ingredientes naturais, não possui adição de açúcar e tem 69 calorias contidas em uma long neck de 330 ml.

Aqui no Brasil, a cerveja sem álcool da marca foi lançada em 2020. Diversos comerciais foram veiculados na mídia, onde pessoas apareciam bebendo a cerveja em lugares ou situações não habituais. Essas cenas causavam espanto em quem as presenciavam, até que o rótulo era revelado, apresentando que era uma cerveja sem álcool.

Fonte: https://www.foodandwine.com/news/heineken-zero-point-zero-nonalcoholic-beer-lawsuit (em inglês)

As pessoas também gostaram de saber:

Voltar para a página inicial

Rolar para cima