Mudanças climáticas

Mudanças climáticas podem impactar a produção de cerveja

A água e a cevada são os ingredientes mais utilizados não fabricação da cerveja, e são altamente afetados pelas mudanças climáticas. E esse impacto pode alterar o sabor da bebida, bem como elevar os preços.

A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), que está acontecendo em Glasgow, na Escócia, é um evento sobre o clima do nosso planeta.

Para fazer as pessoas se atentarem mais para o tema, os pesquisadores estão chamando a atenção através da utilização de assuntos ligados ao dia a dia. E um dos assuntos abordados foi a cerveja.

Publicidade

Recentemente, dois tweets de duas entidades de defesa do meio ambiente (este do Greenpeace e este da EcoWatch) chamaram a atenção para histórias que relatam que as mudanças podem impactar o fornecimento de cerveja.

As mudanças climáticas podem afetar dois ingredientes

Primeiramente a água. Na fabricação da cerveja, são usados em média cerca de 18,9 litros de água. O consumo desenfreado de água dos lençóis freáticos (subsolo) pode provocar desabastecimento no longo prazo.

Campo de Cevada (Crédito: Hans Braxmeier/Pixabay)

O segundo ingrediente é a cevada, que é responsável por dar cor e sabor à cerveja. O aumento nas temperaturas médias nos locais onde ela é cultivada pode levar, como resultado, à diminuição da produção.

Um estudo da Fundação Nacional da Ciência (NSF, National Science Foundation) projetou que impacto um clima mais quente poderia ter sobre a oferta, o consumo e os preços da cerveja. Esse estudo concluiu, assim, que a seca e o calor causam reduções substanciais no consumo de cerveja e aumentos nos preços.

Ainda segundo esse estudo, eventos climáticos muito fortes podem fazer, dessa forma, com que o preço da bebida até dobre de valor.

Leia Também


Além disso, um calor maior pode provocar alterações no sabor da bebida.

Para nós que gostamos de cerveja, contribuir para a conservação do meio ambiente parece ser fundamental.

Afinal de contas, esse é o único planeta que conhecemos no universo que tem cerveja.

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile