Estilo New England IPA - NEIPA

New England IPA, um estilo muito cultuado no mundo cervejeiro

Esse é um estilo muito cultuado no mundo cervejeiro. A New England IPA (NEIPA) é um estilo da American IPA, que apresenta um forte sabor de lúpulo, com aroma e sabores característicos de frutas tropicais. Ela é bem carregada no lúpulo, ao ponto da sua coloração parecer um pouco turva. É bem encorpada e tem um amargor mais baixo que a tradicional IPA.

Veja também: Conheça o famoso estilo American IPA

Esse estilo de cerveja é relativamente novo. Surgiu na região de New England, nordeste dos Estados Unidos, mais precisamente no estado de Vermont. Em razão disso, ela é também chamada de North East IPA.

Publicidade

Quem primeiro produziu uma cerveja NEIPA foi o cervejeiro John Kimmich, responsável pela cervejaria The Alchemist. Ele criou a cerveja Heady Topper, que virou referência do estilo NEIPA.

Crédito: Heady Topper/Divulgação

Incialmente, esse estilo de cerveja ficou restrito à Costa Leste americana. Contudo, um movimento chamado “haze craze” catapultou esse estilo para o cenário cervejeiro mundial.

Características de uma New England IPA – NEIPA

Visualmente, uma cerveja NEIP é bem turva. Essa nebulosidade na bebida vem de um conjunto de técnicas utilizadas na sua fabricação e das leveduras utilizadas. Tudo isso para incrementar os aromas e dar uma textura mais cremosa, diminuindo o forte amargor presente em uma IPA convencional.

Sua cor lembra um suco de manga ou de pêssego. Dessa maneira, podemos classificar sua coloração entre o amarelo palha e o laranja claro. De forma geral, uma NEIPA tende mais para uma coloração amarelada.

O seu aroma é marcante, remetendo a frutas tropicais maduras, como manga, pêssego, damasco e abacaxi.

A New England IPA possui um dulçor que varia de médio a alto, tendo um ótimo equilíbrio com seu amargor. É, portanto, uma cerveja normalmente muito gostosa de se beber, mesmo para quem não tem tanta experiência em tomar cervejas mais amargas.

As NEIPAs são cervejas macias e cremosas, isso porque utiliza, normalmente, aveia na sua receita. Isso, também, contribui para uma cerveja mais encorpada e aveludada.

Em geral, são cervejas mais caras, já que utilizam bastante lúpulo. E como a maior parte do lúpulo utilizado por aqui é importado, isso acaba refletindo no seu preço.

Principais características do estilo New England IPA

AromaFrutado
Notas de manga, pêssego, damasco e frutas tropicais
SaborO amargor do lúpulo é baixo; 
Sabor do malte é equilibrado, com um dulçor suave
Faixa ABV6,0% – 9,0%
Faixa IBU25– 60
Faixa de cor SRM3 – 7
Faixa de cor EBC6 – 14
Temperatura de serviço5oC – 7oC
Copo recomendadoCopo NEIPA

Ficou na dúvida sobre alguma dessas siglas? Então, dá uma olhada nesse artigo que preparamos, que explica alguns deles: Entenda o que significam os termos no rótulo da sua cerveja.

Compartilhe

Gostou de saber dessa notícia? Então, compartilhe com todo mundo que você conhece. Eles também vão gostar de saber.

Veja também

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile