Prepare um saboroso Chester na cerveja com uma farofa de maçã

Já faz tempo que o Chester virou tradição na Ceia de Natal dos brasileiros; veja como prepará-lo com cerveja

A tradicional Ceia de Natal é composta por diversos pratos, um mais delicioso que o outro. Mas a estrela da noite é sempre uma das aves que representam bem essa festa de fim de ano – o peru de Natal ou o famoso Chester.

A história do Chester

O nome Chester é, na verdade, uma marca registrada. No ano de 1980, a Perdigão queria lançar uma alternativa ao Peru de Natal, da sua então concorrente Sadia (anos depois, as duas empresas se fundiram, formando a Brazil Foods – BRF).

Publicidade

Dessa maneira, o Chester é uma linhagem de frango escocesa geneticamente selecionada, conhecida como Gallus Gallus Domesticus. O tempo maior de criação faz com que surja uma ave grande, bem maior que um frango comum, com muito mais peito.

Ingredientes para o Chester na cerveja

  • Chester: 1 (um) com, aproximadamente, 2,5 kg (dois quilos e meio)
  • alho: 3 (três) dentes de alho
  • cerveja: 1 (uma) lata de cerveja clara de 350ml da sua preferência
  • manteiga sem sal: 1/4 (um quarto) de xícara em temperatura ambiente (cerca de 50g)
  • mel: 1/2 (meia) xícara (cerca de 160g)
  • sal e pimenta-do-reino branca moída na hora, a seu gosto

Ingredientes para a farofa de maçã

  • ovos: 2 (dois) de tamanho grande
  • água: 500ml (quinhentos mililitros)
  • cebola: 1 (uma) unidade de tamanho médio, já picada (cerca de 150g)
  • manteiga sem sal: 2 (duas) colheres de sopa (cerca de 30g)
  • tomate: 1 (um) do tipo Débora, já descascado (sem pele e sem sementes) e picado (cerca de 150g)
  • maçãs: 2 (duas) do tipo Fuji, com casca e já picadas (cerca de 450 g)
  • farinha de mandioca crua: 2 (duas) xícaras (cerca de 320g)
  • salsinha: 1 (uma) colher de sopa já picada
  • cebolinha: 1 (uma) colher de sopa já picada
  • sal a gosto

Modo de preparo do Chester na cerveja

Primeiramente, comece descongelando o Chester. Para isso, retire do freezer e deixe dentro da geladeira por 24h (vinte e quatro horas).

Caso seja necessário, enxugue bem o Chester. Então, tempere-o com o alho, a pimenta-do-reino branca, o sal e a cerveja. Deixe tudo marinar por cerca de 1h (uma hora).

Em seguida, passe a manteiga na ave, besuntando bastante. Acomode o Chester em uma assadeira (pode ser do tipo de papel alumínio). Então, cubra tudo com uma folha de papel alumínio.

Pré-aqueça o forno a cerca de 210ºC (duzentos e dez graus Celsius). Assim que o forno estiver aquecido, coloque a assadeira dentro do forno e deixe que asse por 2h (duas horas).

Passado o tempo de assar, remove a cobertura de papel alumínio. Com o auxílio de um pincel, espalhe o mel por todo o Chester. Volte com a assadeira para o forno e deixe assar por mais 30 (trinta) minutos. Por fim, retire o Chester na cerveja do forno e reserve.

Faça parte da comunidade cervejeira que mais cresce no Brasil:


Modo de preparo da farofa de maçã

Separe uma panela com água e cozinhe os ovos por cerca de quinze minutos. Assim que cozinhar, espere esfriar um pouco. Então, descasque e pique os ovos cozidos.

Leve uma outra panela ao fogo para aquecer. Coloque a cebola junto com a manteiga para dourar. Em seguida, acrescente a maçã e o tomate picados, junto com o sal. Reduza o fogo, deixando cozinhar por cerca de cinco minutos, sempre misturando bem. Em seguida, inclua a farinha, continuando a mexer por mais 3 (três) minutos.

Apague o fogo. Acrescente os ovos que já estão cozidos. Enfim, adicione, também, a salsinha e a cebolinha. Misture bem, para que fique com uma boa aparência.

Montagem do prato do Chester na cerveja

Arrume o Chester em uma travessa, fazendo uma decoração a seu gosto. Logo depois, coloque a farofa em uma baixela. Agora, é só servir e saborear esse delicioso Chester na cerveja, com essa incrível farofa de maçã.

Compartilhe

Compartilhe essa receita com todos os seus amigos e siga o site Clubedocervejeiro.com nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.

Leia também

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile