Qual a quantidade máxima de cerveja que se deve beber por dia?

Quantidade máxima de cerveja

Quantidade máxima de cerveja

A cerveja é a bebida alcoólica mais amada e consumida pelos brasileiros. Mas, por conter álcool, qual é a quantidade máxima de cerveja que se pode consumir?

Há mais de 150 tipos de cerveja, que trazem sabores muito variados e, também, possuem teor alcoólico que varia também.

O 7º Congresso sobre Cerveja e Saúde foi realizado em Bruxelas, na Bélgica, no ano de 2014. Nele, mais de 160 profissionais, entre médicos e da área de nutrição, discutiram sobre os benefícios trazidos pela cerveja ao corpo.

Publicidade

Nesse congresso, foram apresentados estudos que traziam mais de 30 benefícios proporcionados pelo consumo moderado de cerveja em pessoas saudáveis.

Os estudos apontaram o auxílio contra problemas cardiovasculares, controle da obesidade e combate ao envelhecimento celular, só para citar alguns. Assim a cerveja possui nutrientes, fibras e polifenóis, que são benéficos para o corpo.

Contudo, mesmo sendo listado mais de 30 benefícios, ainda não há consenso entre os cientistas sobre tais benefícios. Além disso, uma vez que a bebida possui um percentual de teor alcoólico, que é uma substância química, ela pode causar dependência e prejudicar alguns órgãos do corpo, e o sistema nervoso central.

Veja também: Conheça os Benefícios e os Riscos do Levedo de Cerveja

A OMS estabelece uma quantidade máxima de cerveja por dia

Organização Mundial da Saúde

Como já é sabido, o consumo recorrente de álcool traz riscos à saúde. Ele pode piorar o quadro de saúde de pessoas portadores de algumas enfermidades, como o diabetes, por exemplo. A ingestão exagerada de álcool pode conduzir a uma situação de hiperglicemia.  Por isso, o mais recomendável é que pessoas com diabetes evitem o consumo de bebidas alcoólicas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que homens devam consumir, no máximo, 700 mililitros de cerveja por dia, o que equivale a duas latinhas de cerveja. Já as mulheres, o recomendado são 350 mililitros de cerveja por dia, o equivalente a uma latinha por dia.

Por isso, mesmo que não se tenha nenhuma condição pré-existente, beber com moderação, é a chave para aproveitar uma boa cerveja sem prejudicar a saúde.

Veja essa notícia também em Web Story Saiba qual é a quantidade máxima de cerveja que se deve beber por dia.

Compartilhe

Gostou dessa notícia? Então, compartilhe com todo mundo que você conhece. Eles também vão gostar de saber.

Mais receitas para você

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile