Quero beber cerveja e não engordar. Tem como?

1
208
views
Compartilhe esse post com seus amigos

A cerveja é a bebida mais consumida pelo brasileiro, mas a dúvida vem sempre junto: será que a cerveja engorda?

Essa questão é relativa, na verdade. Existe um mito forte de que a cerveja engorda por causa do levedo, fato que já foi desmistificado anteriormente em nosso blog no artigo sobre o levedo de cerveja. Se você ainda não leu, clique aqui para saber mais!

Se a cerveja engorda ou não, vai depender de três fatores básicos:

  • A velocidade em que o seu metabolismo trabalha;
  • Os alimentos que você consome enquanto bebe cerveja;
  • A quantidade de bebida que você ingere diariamente ou semanalmente;

O álcool é sim bastante calórico, mas os alimentos que acompanham a bebida geralmente são ainda mais calóricos. Somando isso ao sedentarismo, é criada a fórmula perfeita para engordar.

Em um cenário ideal, é possível tomar cerveja sem engordar se a pessoa consumir a bebida moderadamente, praticar exercícios físicos e não comer alimentos muito gordurosos.

A cerveja engorda quando é consumida de maneira “errada”. Se você der uma rápida pesquisada na internet, descobrirá que bebidas como o iogurte, o leite e alguns sucos de frutas são mais calóricos do que a cerveja.

Um copo de cerveja chega a ter uma média de 120 a 130 calorias. Em sua composição há um alto teor de carboidratos, o que faz com que a bebida engorde se consumida de modo exagerado. Por esse e outros motivos o consumo não é recomendado para quem está procurando emagrecer.

Mesmo assim, há alguns tipos de cerveja em suas versões light que driblam esse problema e permitem que a pessoa possa tomar sem ingerir uma alta quantidade de carboidratos.

 

E então por que eu engordo tomando a

cerveja?

Por dois motivos principais:

  1. Você geralmente bebe a cerveja comendo algum tipo de alimento que faça mal à saúde ou que não necessariamente faça mal, mas seja muito calórico!
  2. Você está tomando mais cerveja do que deveria!

Pense um pouco nisso. Quando você abre aquela cerveja gelada para curtir o final de semana, assistir um jogo de futebol ou mesmo para acompanhar o churrasco, que tipo de alimento você consome junto? Palitinhos de cenoura?

Imagino que não, certo? O mais provável é que você consuma alimentos ricos em carboidratos, petiscos gordurosos ou mesmo petiscos que não façam mal à saúde, como as oleaginosas (amendoim, castanha de caju), mas que são bem calóricas.

E diga com sinceridade: quando foi a última vez que você resolveu tomar cerveja e tomou um copo apenas? Difícil lembrar, não é? Porque geralmente as pessoas não se satisfazem com apenas um copo ou uma lata. E a quantidade exagerada é o que faz as pessoas engordarem.

Como dissemos, um copo de leite possui mais calorias do que um copo de cerveja, mas quando foi que você tomou mais leite do que cerveja?

Se você acha que a cerveja engorda só porque ela possui álcool, comece a fazer alguns exercícios de mudança de hábito começando pela alimentação que acompanha a cerveja.

Procure consumir outros alimentos, como carne magra, azeitonas, ou queijos menos calóricos.

 

Há uma maneira de beber a cerveja sem

ganhar peso?

 

Claro que há, e só depende exclusivamente da sua força de vontade em mudar certos hábitos.

Bem, vamos reformular isso. Não depende exclusivamente da força de vontade, já que precisamos considerar alguns fatores sobre os quais não há controle, como o modo que o corpo responde a alguns estímulos e a sua genética.

Sobre o metabolismo, é discutível, já que existem diversas maneiras de acelerar a velocidade do mesmo, através de exercícios físicos específicos e de uma alimentação balanceada e rica em termogênicos.

Tirando isso, é possível beber cerveja de maneira bem tranqüila sem o medo de engordar, contanto que a sua alimentação esteja rica e balanceada e que você esteja praticando regularmente exercícios físicos.

Apesar de o metabolismo e a genética exercerem forte influência nos processos de ganho de peso ou emagrecimento, somente os exercícios e a boa alimentação são capazes de reverter a baixa velocidade do metabolismo e algumas “falhas” do organismo. Mas é preciso se dedicar e ter bastante disciplina.

Além de poder beber sua cerveja com calma e sem preocupações, você ainda irá garantir que seus órgãos ficarão saudáveis e seu sistema imunológico fortalecido. Então, mesmo que de vez em quando você ultrapasse um pouco do limite, não precisará se preocupar tanto assim com o ganho de peso.

 

O que comer antes de beber cerveja?

Se você quer uma boa dica do que comer no dia em que for beber, aí vai: capriche nos legumes, vegetais e proteínas!

Leguminosas e vegetais são ricos em fibras, e o consumo prévio fará com que você sinta menos vontade / necessidade de consumir alimentos ricos em carboidratos e gorduras ao longo do dia.

O consumo desse tipo de alimento não vai necessariamente fazer você emagrecer, mas sim impedir que você se alimente de maneira impulsiva ou que coma aquilo que não vai ajudar a perder peso.

Já as proteínas, responsáveis pela construção muscular, também são recomendadas justamente porque exigem um alto gasto calórico para que sejam metabolizadas. Ou seja, o metabolismo acelera. E com o metabolismo acelerado, a taxa de gordura queimada no corpo acaba aumentando também.

Você pode focar em alimentos como peito de peru, peixes como sardinha, atum e salmão, frango sem gordura, etc. Dê preferência sempre para a carne magra, e melhor ainda se for branca, que é mais saudável para o organismo.

Você pode até trocar os petiscos usuais por carne branca magra, eliminando assim o excesso de gordura.

A bebida não é a grande vilã do emagrecimento. Uma pesquisa realizada pesquisada no T-Nation usou dois grupos de homens, aqueles que bebiam e os que não bebiam.

A média de álcool ingerido por dia beirava os 55 gramas, o que daria um total de quase 4 latas de cerveja. Ambos os grupos foram submetidos a exercícios físicos, e o resultado final apontou que o IMC dos dois grupos era praticamente o mesmo. A diferença era que o grupo que bebia tinha um pouco mais de calorias.

Mesmo que você tome 10 latas de cerveja em uma noite, um hambúrguer de fast-food possui pelo menos o triplo de calorias.

Aquele lanchinho da madrugada pode ser mais prejudicial para quem quer emagrecer do que uma lata de cerveja. Uma lata de cerveja não pode ser uma desculpa para quem quer emagrecer e não está conseguindo. Se é o mais recomendado? Não, não é. Mas de longe ela é a vilã do emagrecimento!

 

E aí, gostou de saber se a cerveja engorda de fato ou não? Se você curtiu, deixe o seu like abaixo e não se esqueça de compartilhar o post em suas redes sociais! Deixe o seu comentário abaixo e fique de olho para os nossos próximos artigos!

Agora, você já pode beber mais tranquilamente sem o receio de ganhar muito peso. Mas não se esqueça, tudo em exagero faz mal. Portanto, beba com moderação. Até breve!


Compartilhe esse post com seus amigos
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here