ABV - Teor alcoólico

Saiba identificar o ABV da sua cerveja preferida

Mesmo que você não seja um especialista em cerveja ou não queira se transformar em um mestre cervejeiro, você provavelmente já parou para avaliar o ABV de alguma cerveja que você bebeu. Mas, espera um minuto… O que é, afinal de contas, esse tal de ABV? E para que ele serve?

Publicidade

Em várias situações da vida, a gente se depara com várias siglas. Como exemplo, temos FGTS, ENEM, ONU, entre tantas outras mais. E no universo cervejeiro, também não é diferente. No caso da cerveja, a maioria é em inglês, uma vez que deve haver uma padronização em nível mundial.

Então, indo direto ao ponto, ABV – que é a sigla em inglês para Alcohol by Volume – é a porcentagem de álcool que a sua cerveja possui. Algumas vezes é também chamada de graduação alcoólica. Em português, foi traduzido para Álcool Por Volume – APV e é apresentada no rótulo da cerveja em pontos percentuais, isto é, “%vol.”. Ou seja, 5 % de ABV significa que uma cerveja tem 5 % de álcool. Essa informação deve vir sempre estampada no rótulo da bebida.

As leveduras tem um papel importantíssimo no teor alcoólico da cerveja. Ao adicioná-las ao mosto cervejeiro, elas consomem os açúcares presentes na mistura, convertendo em álcool. Mas isso é papo para outro artigo.

Cervejas com maior ABV duram mais

O álcool na cerveja tem o papel de estabilizante, inibindo que microrganismos se proliferem na bebida. As cervejas mais fortes, isto é, com maior ABV ficam conservadas por mais tempo.

Publicidade

A classificação das cervejas quanto ao seu teor alcoólico é determinado pelo Governo. Assim, cervejas com baixo teor alcoólico são aquelas que tem entre 0,5% e 2% de álcool. As de médio teor alcoólico são aqueles que possuem entre 2% e 4,5%. As cervejas tradicionais possuem ABV acima de 4,5%.

Mais recentemente, passamos a ter as cervejas sem álcool, que são 0,0% ABV. Elas são consideras cervejas, pois passam pelos mesmos processos das demais, sendo que o álcool é retirado através da destilação.

Fizemos outra postagem com mais termos usados nos rótulos da cerveja. É esse aqui: Entenda o que significam os termos no rótulo da sua cerveja.

Agora, se você não é nenhum expert em cerveja e só quer aproveitar a sua bebida estupidamente gelada, esse papo é só para ter assunto numa mesa de bar.

Então, aproveite a sua bebida!

Publicidade

Gostou desse artigo? Então nos ajude compartilhando com sues amigos:

Postagens populares

Voltar para a página inicial