Latão de cerveja de 473ml

Saiba por que o latão de cerveja tem exatos 473ml

O latão de cerveja segue o padrão americano de medida, chamado de onça líquida.

Publicidade

Em um dia quente de verão, tudo o que você quer é matar a sua sede, bebendo algo bem gelado.

Você se dirige até a geladeira e ele está lá, esperando por você. Você bebe todo o líquido e se sente satisfeito com a quantidade. Não é pouco, nem muito. É simplesmente na medida certa para sua sede.

Enquanto você está lá, ainda apreciando o momento, você olha o rótulo da lata e vê um número bem específico: 473ml. Não foi arredondado nem para 450ml, nem para 500ml, por exemplo. Mas por que isso?

O que acontece, é que muitos dos produtos que consumimos são produzidos em outros países. E , geralmente, utilizam o sistema de medidas norte americano.

Publicidade

Normalmente, as empresas nacionais começam importando um produto e o lançam no mercado nacional. Somente após confirmarem que o mercado absorveu bem o produto, começam a fabricá-lo localmente. Mas, mesmo assim, eles mantêm as medidas originais dos produtos, já que o maquinário e os desenhos são geralmente importados e, por isso, não conseguem modificar esses equipamentos para alterar as medidas usados no exterior.

No Brasil, nós utilizamos o litro – e o mililitro – como o sistema padronizado de medidas para os líquidos. Mas outros países, utilizam outras formas para medir o volume dos líquidos. Nos Estados Unidos, o sistema de medidas para líquidos é a onça fluida (abreviada como fl. Oz). Uma onça fluida – ou onça líquida – americana equivale a 29,57ml.

Um latão de cerveja tem o equivalente a 16 onças líquidas. Fazendo uma conversão para nosso sistema de litros, chegamos ao valor aproximado de 473ml (o valor exato é 473,18ml).

O latão de cerveja ainda tem outra medida nos EUA

Latão e garrafa de cerveja

Nos Estados Unidos, eles também utilizam uma outra medida para o latão de cerveja, que é a pinta (Pint em inglês). Então, o latão é uma pinta estadunidense.

A latinha, as long necks, as garrafas de 600ml, o litrão… Enfim, todas foram desenvolvidas usando o padrão de volumes do exterior e, depois, foram convertidas para o nosso sistema de medidas, que é o litro.

Publicidade

E como eles determinam essas quantidades? Através de pesquisas.

Foram avaliadas as quantidades que os consumidores gostam de beber e, assim, chegaram a esses valores.

Por isso, quando bater aquele calorão, pegue seu latão e beba, sabendo que ele foi pensado para o tamanho da sua sede.

Abaixo, tem um vídeo que explica um pouco mais sobre o latão e as outras embalagens de cerveja.

Outras matérias que você também vai gostar

Voltar para a página inicial

Publicidade