Saiba por que o latão de cerveja tem exatos 473ml

O latão de cerveja segue o padrão americano de medida, chamado de onça líquida.

Em um dia quente de verão, tudo o que você quer é matar a sua sede, bebendo algo bem gelado.

Você se dirige até a geladeira e ele está lá, esperando por você. Você bebe todo o líquido e se sente satisfeito com a quantidade. Não é pouco, nem muito. É simplesmente na medida certa para sua sede.

Enquanto você está lá, ainda apreciando o momento, você olha o rótulo da lata e vê um número bem específico: 473ml. Não foi arredondado nem para 450ml, nem para 500ml, por exemplo. Mas por que isso?

O que acontece, é que muitos dos produtos que consumimos são produzidos em outros países. E , geralmente, utilizam o sistema de medidas norte americano.

Normalmente, as empresas nacionais começam importando um produto e o lançam no mercado nacional. Somente após confirmarem que o mercado absorveu bem o produto, começam a fabricá-lo localmente. Mas, mesmo assim, eles mantêm as medidas originais dos produtos, já que o maquinário e os desenhos são geralmente importados e, por isso, não conseguem modificar esses equipamentos para alterar as medidas usados no exterior.

Você viu? Pesquisa aponta hábitos de consumo dos consumidores de cerveja

No Brasil, nós utilizamos o litro – e o mililitro – como o sistema padronizado de medidas para os líquidos. Mas outros países, utilizam outras formas para medir o volume dos líquidos. Nos Estados Unidos, o sistema de medidas para líquidos é a onça fluida (abreviada como fl. Oz). Uma onça fluida – ou onça líquida – americana equivale a 29,57ml.

Um latão de cerveja tem o equivalente a 16 onças líquidas. Fazendo uma conversão para nosso sistema de litros, chegamos ao valor aproximado de 473ml (o valor exato é 473,18ml).

Faça parte da comunidade cervejeira que mais cresce no Brasil:


O latão de cerveja ainda tem outra medida nos EUA

Latão e garrafa de cerveja

Nos Estados Unidos, eles também utilizam uma outra medida para o latão de cerveja, que é a pinta (Pint em inglês). Então, o latão é uma pinta estadunidense.

A latinha, as long necks, as garrafas de 600ml, o litrão… Enfim, todas foram desenvolvidas usando o padrão de volumes do exterior e, depois, foram convertidas para o nosso sistema de medidas, que é o litro.

E como eles determinam essas quantidades? Através de pesquisas.

Foram avaliadas as quantidades que os consumidores gostam de beber e, assim, chegaram a esses valores.

Por isso, quando bater aquele calorão, pegue seu latão e beba, sabendo que ele foi pensado para o tamanho da sua sede.

Abaixo, tem um vídeo que explica um pouco mais sobre o latão e as outras embalagens de cerveja.

Veja também: Conheça 3 cervejas produzidas com água reciclada do esgoto

Compartilhe

Compartilhe essa notícia com todos os seus amigos e siga o site Clubedocervejeiro.com nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.

Leia também

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.