Principais ingredientes da cerveja

Saiba quais são os principais ingredientes da cerveja

Se você chegou até aqui é porque, certamente, gosta de cerveja. Mas você sabe dizer quais são os principais ingredientes dessa bebida que tanto gostamos?

Abaixo, mas discorrer sobe cada um dos ingredientes que entram na composição da cerveja.

Água

A água é um dos principais ingredientes da cerveja

Água é vida! E, como não podia deixar de ser, a cerveja tem. E tem bastante. A água representa entre 90% e 95% da composição da cerveja. E ela impacta diferentes as características da bebida. O sabor, o amargor e a cor são algumas características da bebida que a água impacta.

Por isso, uma cerveja de qualidade tem sua água utilizada na produção muito bem tratada. Mas é bom saber que já temos diversas tecnologias que podem purificar a água. Até já falei, aqui no portal, sobre duas cervejas produzidas com água reciclada de esgoto (clique no link para saber mais).

Assim, os produtores de cerveja podem retirar ou acrescentar sais minerais, ou equilibrar o pH da água, por exemplo.

Malte

Malte
Malte (Crédito: Uirá Uirá/Pixabay)

Regra geral, malte é qualquer grão usado na composição de uma cerveja. O mais conhecido de todos é o malte da cevada. Entretanto, outros cereais podem ser malteados e usados, como o centeio e o trigo.

A malteação é o que produz o malte. É um processo que induz a germinação controlada do grão, a fim de que ele produza açúcares – também chamado de amido.

Esses açúcares são utilizados como alimento para as leveduras durante a fase de fermentação da cerveja. A malteação também “quebra” o amido, o que facilita o trabalho das leveduras.

No momento da secagem, o malte ganha diferentes tonalidades, que trarão impacto na da cor, no aroma e no sabor da nossa breja.

Lúpulo

O lúpulo é dos principais ingredientes da cerveja
Lúpulo (Crédito: M. Richter/Pixabay)

O lúpulo pode ser chamado de o “tempero da cerveja”. Ela é uma planta originária de climas mais frios. Pois é dele que vem o amargor e o aroma da nossa querida cerveja.

Um outro ponto muito importante é um benefício que ele traz para a nossa saúde, ao incorporar antioxidantes à bebida. Também é ele quem ajuda na estabilidade e prazo de validade da cerveja. Além disso, a qualidade da espuma depende dele também. Se quiser, você pode saber mais sobre os 10 benefícios da cerveja para sua saúde (é só clicar no link).

Levedura

A levedura é dos principais ingredientes da cerveja

A levedura, na verdade, é um tipo de fungo. Ela é um dos ingredientes principais da cerveja. É ela quem faz a “mágica” de transformar todos os outros ingredientes em cerveja. Isso acontece na fase de fermentação. Elas se alimentam do açúcar do malte e geram, também, o gás carbônico da bebida.

Além dos principais ingredientes há outros

Nós falamos nesse artigo sobre os principais ingredientes da cerveja. Por ser uma bebida muito antiga e versátil, a criatividade do cervejeiro é que determina o que entra na composição da bebida. Ele pode acrescentar frutas, condimentos, raízes, flores, plantas, madeiras, açúcares, semente etc. Assim, a imaginação e o gosto são o limite.

Gostou? Então curta e compartilhe, utilizando os botões abaixo para isso:

Outras pessoas também gostaram de ler:

1 comentário em “Saiba quais são os principais ingredientes da cerveja”

  1. Pingback: Australianos preocupados em ficarem sem cerveja no Natal - Clube do Cervejeiro

Comentários encerrados.